Thiago Trindade

Terreno em Cajueiro da Praia-PI coloca empresários e políticos do Piauí em guerra

O local está avaliado em centenas de milhões de reais e o suposto e poderoso dono já está cobrando as cifras milionárias de quem usa o terreno.

16 de novembro de 2021 às 12:03
3 min de leitura

A confusão por um pedaço de terra na beira mar de Cajueiro da Praia-PI, parece não ter fim. E foi parar na tribuna da Assembleia Legislativa do Piauí através de um pronunciamento da deputada estadual Teresa Britto.

Registro da tribuna da Alepi onde nesta terça-feira(16), a Dep. Estadual Teresa Britto se pronunciou sobre a guerra por terras no litoral.

O motivo como sempre, vai bem além das belezas naturais do local. Ela envolve dinheiro, muito dinheiro.

A briga de gigantes já está acontecendo e envolve também, deputados, um famoso médico, grandes empresários e advogados.

Entenda: estão sendo cobrados pelo suposto verdadeiro dono do terreno, valores que chegam em torno de R$200,00 (duzentos reais) por metro quadrado das terras. Ou seja, por exemplo: quem ali possui um terreno de 5.000m2 dentro da região do novo dono, deve pagar a ele a bagatela de R$ 1.000.000,00 (Hum milhão de reais). E todas as suas terras vão bem além disso. Este seria apenas um pequeno pedaço.


Terreno em Cajueiro da Praia que segundo documentos apresentados por advogados, agora pertence a um médico. Na marcação, pelo visto, vai praticamente a cidade toda.

O fato é: para se ter um terreno nesta região de terras que pertencem a União, é necessária uma autorização da SPU (Secretaria de Patrimônio da União), órgão atrelado ao Ministério da Economia do Governo Federal.

Das unidades regionais da SPU, uma em cada capital do país. E mais duas em outros locais. Uma em Santos (SP) e a outra, acreditem, em Parnaíba (PI).

Por mais que o escritório regional esteja em Parnaíba-PI, por lá, a documentação de regularização de um terreno é algo bem difícil de se conseguir. Inclusive o próprio prefeito da cidade de Cajueiro da Praia-PI fez algumas tentativas.

Até o prefeito de Cajueiro da Praia tentou regularizar as terras que pasmem… são da sua própria cidade.A briga além de dinheiro agora chegou no ego dos políticos e empresários que também tem casas na região.

Afinal, como pode um terreno de proporções tão grandes ter sido cedido somente a uma pessoa?

Nossos repórteres em Parnaíba já estão se deslocando para a cidade de Cajueiro da Praia. Em Teresina estamos em contato com o escritório de advogados do “novo” dono do terreno e em busca também dos que se dizem ser proprietários das mesmas terras nesta região.

Em breve trarei uma reportagem completa ao programa Brasil Urgente e também mais detalhes aqui em nossa coluna.


Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas