Geral

Motoristas e cobradores paralisam novamente as atividades nesta quinta (21)

A paralisação aconteceu na Praça Saraiva e na Praça da Bandeira, ambas no Centro de Teresina.

21 de outubro de 2021 às 10:46
2 min de leitura

Na manhã desta quinta-feira (21) motoristas e cobradores de ônibus paralisaram suas atividades novamente. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores do Transporte (Sintetro), a paralisação acontece apenas durante a manhã, e os ônibus devem voltar a operar normalmente durante a tarde.

A categoria cobra assinatura da convenção coletiva de trabalho.Thiago Rodrigues/Lupa1

A paralisação aconteceu na Praça Saraiva e na Praça da Bandeira, ambas no centro de Teresina. Os ônibus foram estacionados em filas, que se estendeu por várias vias do centro da cidade, chegando até a Avenida Frei Serafim, causando engarrafamento na região.

Segundo o presidente do Sintetro, Ajuri Dias, a categoria paralisa para chamar a atenção e cobrar a assinatura da convenção coletiva de trabalho. A paralisação dos motoristas e cobradores de ônibus segue até as 11 horas de hoje e deve voltar a acontecer nos próximos dias enquanto não houver um acordo definitivo com os empresários.

A consultora jurídica do Sindicato das Empresas do Transporte Urbano de Teresina (Setut), Naiara Morais, disse que os pagamentos dos trabalhadores devem acontecer nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2021. Ela ainda ressalta que a data base para assinatura da convenção coletiva dos trabalhadores ocorre no mês de janeiro, portanto, seria necessário esperar até 2022 para discutir essa questão.

A prefeitura havia exigido o fim de greves e paralisações para formalizar o acordo de pagamento repasses atrasados aos empresários. Com a paralisação desta quinta, a prefeitura deu prazo de 72 horas para que haja um acordo entre empresários e trabalhadores.

Segundo a Strans, todas as empresas já receberam os valores referentes a primeira parcela do acordo firmado entre a Prefeitura de Teresina e Setut. O valor da primeira parcela é de R$ 4,5 milhões e era destinada para o pagamento de salários atrasados dos funcionários.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas