Morre Rainha Elizabeth II aos 96 anos
A informação foi confirmada nesta quinta-feira (08), através da conta oficial da família real no Twitter.
Morreu nesta quinta-feira (08) a Rainha do Reino Unido, Elizabeth II. De acordo com o palácio de Buckingham, ela estava sob supervisão médica e seu estado era preocupante para os médicos.
Os filhos da rainha, o príncipe Charles, herdeiro do trono, Andrew, Anne e Edward , além de William, seu neto, tiveram que viajar as pressas para o castelo real de Balmoral, onde Elizabeth estava,
No poder há 70 anos, a rainha já vinha apresentando problemas de mobilidade e saúde.
Legado
Elizabeth II assumiu o trono britânico em 2 de junho de 1952, mas sua cerimonia de coroação foi realizada somente em 1953, e foi marcada por ser a primeira a ser televisionada na história britânica. Após o falecimento de seu pai, o rei Jorge VI. Em sua juventude, ela serviu como mecânica em um grupamento de mulheres do exército britânico. Depois de completar 21 anos, se casou com Philip, príncipe da Grécia e da Dinamarca. Ao longo de sua vida, ela teve quatro filhos, e seu reinado é conhecido como o mais longo da história da monarquia britânica. Seu filho mais velho, príncipe Charles, é o atual sucessor do trono.
Elizabeth teve importante participação na Segunda Guerra mundial e serviu como voluntária do 'Auxiliary Territorial Service', que era um grupamento de mulheres que se voluntariaram no exército britânico e realizavam diversas funções. Ela recebeu treinamento como motorista e como mecânica. Em seus primeiros anos de mandato, um feito inédito dentre as tarefas diplomáticas da rainha foi uma visita em 1965 para a Alemanha Ocidental, o fato é que um monarca britânico não visitava a Alemanha desde 1913.
London Bridge
Preparados para o falecimento da rainha, os britânicos já tinham um plano com uma série de medidas para serem adotadas após o seu falecimento, o chamado 'London Bridge'.
O plano consiste em o secretário particular da rainha ser o primeiro funcionário a ser informado sobre sua morte, depois de a equipe médica e familiares próximos, incluindo o herdeiro do trono. O secretário vai entrar em contato com o chefe de governo, que será acordada, caso a morte aconteça de madrugada. Os funcionários do primeiro escalão vão ser informados por meio de uma linha interna confiável, com a mensagem possuindo os seguintes dizeres: “London Bridge fell” (Ponte de Londres caiu).
O Centro de Resposta Global do Ministério das Relações Exteriores, vai dar a notícia aos 15 governos dos países onde Elizabeth II é chefe de Estado, assim como outros Estados da Commonwealth (Comunidade das Nações).