Geral

“A gente quer saber o que aconteceu”, diz mãe de Janaína após adiamento do júri

O julgamento era para acontecer nesta quinta-feira (17), mas foi adiado por falta de quórum dos jurados.

17 de agosto de 2023 às 11:53
4 min de leitura

A mãe da estudante de jornalismo Janaína Bezerra, que foi morta nas dependências da Universidade Federal do Piauí (UFPI) no dia 28 de janeiro, cobra explicações da instituição sobre o adiamento do júri que era para acontecer nesta quinta-feira (17). Maria do Socorro foi cobrar esclarecimentos em um protesto que acontece na frente da reitoria da UFPI.

Maria do Socorro. - Foto: Fábio Wellington/Lupa1

Em entrevista ao Lupa1, Maria do Socorro diz que nunca imaginou que o sonho da filha fosse destruído de forma cruel, afirmando que não tem apoio da universidade e cobrando explicações sobre a falta dos jurados da UFPI. “Muito revoltada, muito mesmo, pois a gente estava na esperança de resolver tudo e acabamos não resolvendo nada porque faltou os jurados. Então a gente quer uma explicação, porque foram lá e falaram que não foi repassado nada”, lamenta.

Adão Bezerra, pai de Janaína, também participa da manifestação e cobra explicação ao reitor da UFPI, Gildásio Guedes. “Porque foi que não aconteceu o júri popular da menina? Eu sou o pai dela e estou esperando sua presença aqui. Nós vamos lutar até o final, não adianta você se esconder não”, disse revoltado.

Julgamento adiado

O julgamento de Thiago Mayson da Silva Barbosa, que aconteceria nesta quinta-feira (17), foi adiado por falta de quórum dos jurados escolhidos pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI). Informações preliminares apontam que 12 jurados não compareceram no júri, impossibilitando a sessão. Os jurados que não compareceram ao julgamento são funcionários da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e o motivo da falta foi um "equívoco interno" na instituição.

A nova data do julgamento foi marcada para o dia 1º de setembro. O Artigo. 436 do código de processo penal define que o jurado que falta sem justificativa ao serviço de júri pode receber uma multa que varia de um a 10 salários mínimos, ficando a critério do juiz.

Entenda

A estudante do curso de jornalismo, Janaína Bezerra, foi encontrada morta nas dependências da Universidade Federal do Piauí (UFPI), na zona Leste de Teresina, no dia 28 de janeiro. O Diretório Central dos Estudantes da UFPI (DCE/UFPI) foi quem confirmou a morte da estudante primeiramente.

Janaína Bezerra da Silva
Foto: Reprodução/Instagram

A vítima foi encontrada desacordada nos braços de Thiago Mayson por um segurança da instituição, que percebeu marcas de agressões pelo corpo da jovem. Ela ainda chegou a ser levada para o Hospital da Primavera, na zona Norte da capital, mas deu entrada na unidade de saúde já sem vida.

Veja também

Caso Janaína Bezerra: promotor diz que assassino tem traços de psicopata
Acusado de matar Janaína Bezerra é indiciado por homicídio duplamente qualificado
"Era uma boa menina", lamenta pai da estudante Janaína Bezerra
Laudo do IML diz que Janaína Bezerra teve pescoço quebrado após estupro
Veja detalhes do depoimento do acusado de estuprar e matar Janaína Bezerra
"Um pedaço de mim que não volta mais", diz mãe de estudante morta em calourada
Caso Janaína Bezerra: vítima foi estuprada depois de morta, aponta inquérito
Quatro meses após crime, mãe de Janaína Bezerra desabafa: “Não temos mais vida”

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas