Geral

Infecções por Covid-19 estão atingindo novos picos nas Américas

Na última semana o continente registrou 7,2 milhões de novos casos e mais de 15.000 mortes relacionadas à doença.

20 de janeiro de 2022 às 07:56
2 min de leitura

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em declaração nesta quarta-feira (19), as infecções por Covid-19 estão atingindo novos picos nas Américas, com 7,2 milhões de novos casos e mais de 15.000 mortes relacionadas à doença na última semana.

"O vírus está se espalhando mais ativamente do que nunca", disse a diretora da OPAS, Carissa Etienne, em uma reunião informativa.

Sesapi

O Caribe teve o aumento mais acentuado de infecções desde o início da pandemia de dois anos. Na América do Norte, os Estados Unidos e o Canadá estão passando por um aumento de hospitalizações por Covid-19. Dada a escassez de testes, a OPAS recomendou que os países priorizem testes rápidos de antígenos para pessoas com sintomas de Covid-19 e que correm o risco de espalhar o vírus.

Embora mais de 60% das pessoas na América Latina e no Caribe tenham sido totalmente vacinadas contra a Covid-19, a variante Ômicron está se espalhando rapidamente em todas as regiões, disse o gerente de incidentes da OPAS, Sylvain Aldighieri.

Centros de Testagem Covid Divulgação / FMS

“O avanço da variante [Ômicron] nas próximas semanas e meses dependerá de medidas de saúde pública para contê-la, incluindo uso de máscaras, distanciamento social e sobretudo vacinações, para reduzir a gravidade dos casos de Covid-19 e internações”, disse Aldighieri.

O Brasil registrou o recorde de 137.103 casos de coronavírus em 24 horas, segundo o Ministério da Saúde, nesta terça-feira (18). O país ainda possui, o terceiro maior número de mortes por Covid-19 do mundo, depois apenas dos Estados Unidos e da Rússia, de acordo com uma contagem da Agência Reuters.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas