Identificadas duas linhagens novas do coronavírus no Brasil
Pacientes contaminados vivem em Santo André e São Caetano do Sul, na Grande São Paulo.
O Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) informou nesta segunda-feiraa (28) que pesquisadores confirmaram a presença das linhagens BQ 1.1.17 e BQ 1.18 da subvariante BQ.1 do coronavírus no Brasil. Segundo a instituição, os pacientes contaminados vivem em Santo André e São Caetano do Sul, na Grande São Paulo.
Desde setembro de 2021 o centro universitário vem auxiliando os órgão de vigilância no monitoramento da covid-19. Os casos das linhagens que ainda não haviam sido detectadas no Brasil foram identificados em um lote com nove amostras. A maior parte era de pessoas infectadas com a variante BA.5, sendo que três eram da subvariante BQ.1.
As pessoas contaminadas pelas novas linhagens apresentavam sintomas leves de covid-19. Não há informações de que as novas linhagens sejam mais transmissíveis ou gerem efeitos mais graves do que as predominantes atualmente.
Uso obrigatório de máscaras no Piauí
Nesta segunda-feira (28) a governadora Regina Sousa assinou decreto que obriga o uso de máscaras em locais fechados, públicos e privados, como medida para conter o avanço da Covid-19 no estado. Um levantamento divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) no dia 23 de novembro apontou que os casos cresceram em mais 30%.
De acordo com o decreto, permanece o uso obrigatório do equipamento nas unidades de atendimento à saúde (hospitais, consultórios e estabelecimentos assistenciais), seja ambulatorial ou de internação, acompanhantes e visitantes de pessoas contaminadas e transportes coletivos (empresas públicas ou privadas), incluindo táxis e transportes por aplicativo.