Geral

Hospital Getúlio Vargas realiza cirurgia rara de retirada de tumor no coração

Cada dia, novos procedimentos complexos são realizados graças aos investimentos que são feitos pelo Governo do Piauí.

28 de março de 2024 às 12:55
3 min de leitura

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou, esta semana, uma cirurgia complexa de ressecção de um tumor cardíaco, conhecido como mixoma. O procedimento raro foi realizado via Sistema Único de Saúde (SUS). O paciente, de 56 anos, é natural do município de Itainópolis e passa bem.

Cirurgia rara de retirada de tumor no coração - Foto: Divulgação/ Governo do Piauí

O paciente, que é lavrador, passou mal na roça e perdeu os movimentos dos membros inferiores e do braço esquerdo. Ele foi socorrido e levado às pressas para o Hospital Regional Justino Luz, em Picos.

“A princípio, pensaram que eu estivesse sofrendo um infarto. Ao ser transferido para o HGV, foi descoberto um tumor do tamanho de uma laranja na região do coração. Fui operado e, graças a Deus, estou bem”, relatou o paciente.

O cirurgião cardiovascular Edemir Carvalho, responsável pela equipe que realizou o procedimento, explica como tudo aconteceu.

"O paciente queixava-se de dor no peito e tinha essa história de perda de movimentos. A princípio, achávamos que poderia ser coronariopatia ou Acidente Vascular Cerebral cardioembólico. A investigação diagnóstica revelou uma massa sugestiva de ser um mixoma atrial. No intra-operatório, a equipe observou que a tumoração tinha aspectos de benignidade e a mesma foi ressecada completamente. Aguardamos o anatomopatológico pra confirmar nossa suspeita. Ficamos felizes de estar realizando procedimentos de alta complexidade no HGV, graças ao empenho da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e da direção do hospital”, destacou o cirurgião.

Para a diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho, as cirurgias cardíacas no hospital têm avançado.

“Estamos com uma equipe especializada capaz de atender problemas complexos. Esse paciente, após a cirurgia, foi transferido para nossa UTI cardíaca equipada e com profissionais habilitados para atender os casos de alta complexidade. O resultado é que os pacientes terão seus problemas resolvidos aqui mesmo no estado e sua saúde recuperada”, explica a gestora.

O superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, destaca a importância do HGV no sistema público de saúde.

"É um hospital que desempenha um papel de grande importância na nossa saúde. A cada dia, novos procedimentos complexos são realizados graças aos investimentos que são feitos pelo Governo do Piauí", afirmou.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas