Geral

Ex-governador Wilson Martins lança livro “Bacia do Canindé” em evento com autoridades

Em entrevista ao Lupa1, o político piauiense falou sobre a obra.

10 de março de 2024 às 12:30
3 min de leitura

O ex-governador Wilson Martins lançou, nesse sábado (09), o livro “Bacia do Canindé”. O evento aconteceu no Espaço Nobre Narina Castelo Branco, no SESC Cajuína, em Teresina, e contou com a participação de várias autoridades, como o ministro do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.

Ex-governador Wilson Martins - Foto: Júnior Santos/Lupa1

Em entrevista ao Lupa1, o político piauiense falou sobre o seu objeto de pesquisa. Para escrever a obra, Wilson Martins percorreu os municípios banhados pelo rio Canindé. Todo o valor arrecadado será revertido para ações sociais.

“Aquilo que ela representa, que foi no passado de tanta necessidade, de tantos problemas e tantas carências, e que hoje representa o entusiasmo da riqueza do Piauí, na mineração, na produção de energia eólica, solar, na inclusão de pessoas e nos avanços que vêm acompanhados no estado do Piauí. Estamos levando isso ao conhecimento de nossa gente, as gravuras, os costumes dos hábitos da Bacia do Canindé, que iniciou lá na querida Oeiras. Isso é importante porque temos a oportunidade de mostrar para as novas gerações a importância de conhecer aquilo que nós não tivemos na literatura piauiense”, ressaltou.

Wilson ao lado de Elmano Férrer - Foto: Júnior Santos\Lupa1

Ainda segundo o ex-governador, essa é uma importante parte do território piauiense. “Da geografia, dos limites e suas potencialidades e o que pode ser feito nesse importante território piauiense, que é a Bacia do Canindé”.

O ministro Wellington Dias afirmou que o livro traz uma viagem sobre algo que as unidades de ensino e as universidades devem adotar pela riqueza e forma profunda de tratar sobre o resgate de memória. Segundo ele, a região que era considerada um problema, na verdade é uma solução para o desenvolvimento do Piauí.

Ministro Wellington Dias - Foto: Júnior Santos\Lupa1

“Seja no tradicional, lá no caprino e ovino, também ali no feijão, na mandioca, no arroz e no milho, cada vez mais uma região do caju, das frutas. Ou seja, é um Piauí que vai descobrir, a partir desse livro, um estado de hoje e do nosso futuro. O crescimento, o futuro do Brasil passa por essa região”, completou o ministro.

Veja as entrevistas

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas