Geral

Da agricultura familiar ao agronegócio: setor movimenta a economia do país

Dia do Agricultor marca a importância do setor para o país; Agricultura Familiar é a principal responsável pela produção de alimentos no Brasil.

30 de julho de 2023 às 10:14
2 min de leitura

Na ultima sexta-feira, dia 28 de julho foi comemorado o Dia do Agricultor, data que tem como objetivo celebrar esses profissionais que possuem participação significativa no desenvolvimento do Brasil, que é o quarto maior exportador de produtos agropecuários do mundo, e valorizar a importância do agronegócio na economia do país.

A data foi criada em 1960 no governo de Juscelino Kubitschek, para homenagear os 100 anos da fundação do Ministério da Agricultura, instituído por dom Pedro II.

Agricultura familiar — Foto: Laura Cardoso/Lupa1

O setor representa 8% do PIB brasileiro e apenas no primeiro trimestre de 2023 a economia do país cresceu 1,9% como reflexo da maior alta do agronegócio nos últimos 27 anos.

A agricultura familiar é a principal responsável pela produção de alimentos consumidos no Brasil, com culturas do feijão, arroz, mandioca, mel e leite, bem como a produção de suínos e aves.

Produtos da Serra do Gavião — Foto: Laura Cardoso/Lupa1

No Piauí, cerca de 80% dos estabelecimentos rurais são da agricultura familiar, com ocupação de 38,6% da área destinada a atividades agropecuárias no estado, sendo o quarto do Nordeste e o oitavo do Brasil.

Cajuina e temperos — Foto:Laura Cardoso/Lupa1

Comunidades como a Serra do Gavião, que fica localizada na zona Rural de Teresina, possuem projetos agrícolas e são exemplos na produção de produtos derivados da agricultura familiar.

"Nós produzimos todos os produtos que temos para vender, somos nós que trabalhamos e produzimos, né. Da cajuína à macaxeira, alface, carne de caju, mamão,banana. Tudo aqui trabalhamos nas nossas casas e no campo agrícola", diz Teresa Viana, produtora rural e moradora da Serra do Gavião.

Teresa Viana, produtora rural. — Foto: Laura Cardoso/Lupa1

Incentivo do Governo

O Governo do Piauí investiu mais de R$38 milhões na agricultura familiar no primeiro trimestre de 2023. Os investimentos foram liberados através da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), em programas de fortalecimento do trabalho dos agricultores familiares no Estado, com foco no desenvolvimento do campo com ações para mecanização e modernização dos espaços de produção.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas