Carlo Acutis: saiba quem é o jovem ‘padroeiro da internet’, que será canonizado
Primeiro santo da geração millennial morreu em 2006, aos 15 anos, vítima de uma leucemia.
O Papa Francisco anunciou nessa quarta-feira (21), a canonização do beato Carlo Acutis, popularmente conhecido como ‘padroeiro da internet’, que vai acontecer durante o Jubileu dos Adolescentes, celebrado entre os dias 25 e 27 de abril de 2025.
Carlo Acutis - Foto: Reprodução
Carlo Acutis nasceu em 1991 em Londres, mas viveu com sua família em Milão, na Itália. Faleceu em decorrência de uma leucemia em 2006, com apenas 15 anos. Carlo era um jovem com hábitos normais, jogava futebol, vídeo game e era apaixonado por tecnologia e computação.
Mesmo em uma época em que a internet não era tão avançada, com seu talento criou um site para catalogar milagres eucarísticos e usou do meio digital como ferramenta para evangelização.
Em 2019 o Vaticano reconheceu e atribuiu a Carlo um milagre que ocorreu no Brasil. Segundo a Igreja católica, uma criança do Mato Grosso do Sul, diagnosticada com uma doença congênita no pâncreas, foi curada após tocar em uma relíquia do italiano, ou seja, um pedaço da roupa que teria o sangue do italiano.
Corpo do beato Carlo Acutis exposto na Itália - Foto: Divulgação/Diocese de Assis
O milagre da criança brasileira foi registrado em 12 de outubro de 2010, exatamente 4 anos após a morte do italiano. Em 2019 o corpo do então venerável foi exumado e transferido para o Santuário do Despojamento, na igreja Santa Maria Maggiore, em Assis, na Itália. No ano seguinte, o Papa Francisco declarou Carlo beato.
Este ano, Francisco reconheceu o segundo milagre atribuído a Carlo, cura de uma jovem da Costa Rica que sofreu traumatismo craniano após um acidente. Após sua canonização, em abril, o jovem vai poder ser chamado de santo e venerado nas igrejas católicas do mundo inteiro.
Carlo Acutis é o primeiro santo da geração millennial, atraindo milhares de jovens com seu exemplo de santidade no mundo contemporâneo e mostrando que é possível conservar um caminho de espiritualidade, fé e devoção nos dias atuais, sem deixar de ser jovem.