Segundo suspeito de matar PM em Teresina, é preso; comparsa morreu em confronto
Prisão ocorre após o comparsa dele ser morto em confronto com o Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI) em um motel da zona Leste.
A Polícia Militar do Piauí informa que, por volta das 12h40 deste domingo (27), a equipe do Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI) conseguiu localizar a dupla suspeita de participar da morte do sargento da PMPI Antônio Elenilton Araújo Galvão, ocorrido na tarde do último sábado (26).
Os suspeitos, identificados pelas iniciais J.M.F. de S., de 16 anos, e K.P.V.S., de 19 anos, foram localizados na zona Leste de Teresina.
Durante a ação policial, os suspeitos efetuaram vários disparos de arma de fogo contra a guarnição.
Diante disso, os policiais revidaram, e o suspeito de iniciais J.M.F. de S. foi alvejado, socorrido e encaminhado imediatamente ao HUT, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.
O outro suspeito, de iniciais K.P.V.S., foi conduzido à sede do DHPP para os devidos procedimentos cabíveis ao caso.
A PMPI informa ainda que, durante a ação, duas armas de fogo foram recuperadas, sendo uma delas pertencente ao policial militar morto no sábado.
Arma do crime e a arma que estava com os suspeitos - Foto: Divulgação
SSP deflagra operação para localizar suspeito de participar de morte de policial militar em Teresina
Na manhã deste domingo, a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio do Pacto Pela Ordem, deflagrou uma operação conjunta entre Polícia Civil e Polícia Militar na zona Norte de Teresina, para o cumprimento de mandados judiciais relacionados ao caso.
Grupo criminoso familiar
As investigações apontam que os envolvidos fazem parte de um grupo criminoso composto majoritariamente por membros de uma mesma família, já conhecida pelas forças de segurança.
O principal suspeito é J. M. F. de S., de apenas 16 anos, que tem histórico de apreensão anterior por tráfico de drogas. Ele é irmão de Edilson Alves de Sousa Filho, conhecido como "Menor Rei", e de Mikaelle Fernandes da Silva — ambos com diversas passagens pela polícia por tráfico, receptação e associação criminosa.
Além dos irmãos, também é apontado como envolvido no crime Kauã Pablo Vieira Silva, de 19 anos. Em fevereiro deste ano, Kauã foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, mas foi liberado no dia seguinte mediante liberdade provisória.
O crime
O cabo Elenilton Galvão foi assassinado na tarde de sábado (26) em frente a uma academia no bairro Francisco Marreiros, zona Sudeste de Teresina. Dois criminosos em uma motocicleta se aproximaram e atiraram diversas vezes contra o policial, que não teve tempo de reagir.
Socorrido e encaminhado ao HUT, Elenilton Galvão não resistiu aos ferimentos. O crime chocou a corporação e a sociedade piauiense e está sendo investigado pelo Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP).