Geral

CAPS AD promove semana alusiva Dia Internacional de Combate às Drogas

Evento tem como objetivo trabalhar o autocuidado como um dos pilares da reabilitação de seus usuários.

24 de junho de 2025 às 09:45
5 min de leitura

Em alusão ao Dia Internacional de Combate às Drogas, comemorado em 26 de junho, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) está promovendo a “Semana de Conscientização e Fortalecimento de Vínculos”. Com o tema “Cuidar é resistir: juntos na reconstrução de vidas”, o evento tem como objetivo trabalhar o autocuidado como um dos pilares da reabilitação de seus usuários.

CAPS AD promove semana alusiva Dia Internacional de Combate às Drogas. Foto: Foto: FMS

Até a próxima sexta-feira (27), usuários do CAPS AD e seus familiares participam da programação que conta com rodas de conversa, oficinas, momentos de atividade física e expressão artística.

“Este ano, preferimos realizar uma abordagem com enfoque na conscientização sobre qualidade de vida e situações de proteção para manutenção da abstinência”, comenta Elizandra Carvalho, coordenadora do CAPS AD.

O dia D será na quinta-feira (26), quando se comemora o Dia Internacional de Combate às Drogas. Ele será marcado pelo plantio simbólico de uma muda e a exibição de mural coletivo com mensagens de resistência, além de depoimentos e vídeo sobre trajetórias de vida que foram mudadas pelo tratamento no CAPS AD.

“Aqui, trabalhamos para minimizar os prejuízos à saúde decorrentes do uso de álcool e outras drogas, buscando estratégias para reduzir o consumo ou os riscos associados. Se a pessoa expressar o desejo de interromper o uso e alcançar a abstinência, oferecemos total suporte nesse processo também”, afirma Elizandra Carvalho.

Os impactos negativos do uso excessivo de álcool e drogas vão muito além da saúde física, afetando também a vida social e emocional. Além disso, há consequências psicológicas e sociais evidentes. Estudos indicam que o consumo prolongado dessas substâncias aumenta significativamente o risco de transtornos mentais, como depressão, ansiedade e psicoses. No âmbito social, a dependência química pode fragilizar vínculos familiares.

PROGRAMAÇÃO DE ATIVIDADES PARA A SEMANA EM ALUSÃO AO DIA INTERNACIONAL DE COMBATE AS DROGAS

Turno: Manhã

  • Dia 23/06 - TEMA: Construção de novo estilo de vida com qualidade de vida;
  • Dia 24/06 - TEMA: Situações de proteção (aspectos sociais e de trabalho);
  • Dia 25/06 - TEMA: Pilares da Saúde Física e Mental (sono, alimentação e higiene);
  • Dia 26/06 - TEMA: Situações de proteção (situações de lazer, capacitações e estudo);
  • Dia 27/06 - TEMA: Situações de proteção (dinâmica familiar e espiritualidade).

Turno: Tarde

Segunda-feira (23/06): Acolhida e Reflexão Coletiva

  • Atividade: Roda de conversa “Por que falar sobre drogas?”
  • Objetivo: Abrir a semana com escuta e troca de experiências sobre o uso, o cuidado e os direitos dos usuários.
  • Metodologia: Dinâmica com frases ou palavras disparadoras (liberdade, medo, escolha, ajuda, etc.), coladas em um mural.

Terça-feira (24/06): Expressão Criativa e Autocuidado

Atividade: Oficina de arte “Minha história em cores”

Objetivo: Promover a expressão emocional e identitária através da pintura, colagem ou desenho com exposição dos trabalhos

Quarta-feira (25/06): Corpo em Movimento e Encontro com os Familiares – Construindo Redes de Apoio

  • Atividade: Aula de alongamento e dança livre / Oficina de ritmos e Roda de conversa: “Família e cuidado”
  • Objetivo: Estimular o bem-estar físico e o prazer no cuidado do corpo e Envolver os familiares na proposta de cuidado compartilhado, promovendo empatia e escuta mútua.

Quinta-feira (26/06): Ato Coletivo – Dia Internacional de Combate às Drogas

  • Atividade: Abertura com música e jogral

- Exibição de vídeo ou depoimento sobre superação

- Roda de conversa “Como queremos ser cuidados?”

- Plantio simbólico de uma muda ou mural coletivo com mensagens de resistência.

  • Objetivo: Marcar o dia com protagonismo dos usuários, valorizando trajetórias de enfrentamento e cuidado.

Sexta-feira (27/06): Encontro com os Usuários- Construindo Redes de Cuidado

  • Atividade: Roda de conversa: “Desafios e potências no caminho do cuidado”

- Entrega simbólica de mensagens dos usuários para os familiares, para a comunidade, para os serviços.

  • Objetivo: Fortalecer o protagonismo dos usuários na proposta de cuidado compartilhado e responsável.
Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas