Geral

Campanha Maio Amarelo é lançada em Teresina: ação visa reduzir acidentes

Durante a campanha, foram repassadas orientações sobre a educação no trânsito com o objetivo de conscientizar a população e reduzir acidentes.

07 de maio de 2025 às 11:22
5 min de leitura

A Campanha Maio Amarelo foi lançada na manhã desta quarta-feira (07), na Praça do Liceu, em Teresina, com o objetivo de chamar atenção sobre a conscientização da redução de acidentes no trânsito.

Campanha Maio Amarelo é lançada na praça Liceu Piauiense. Foto: Ascom Strans

O movimento de nível internacional contou da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS), o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), a POlícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DENIT), Polícia Militar e outras instituições que dão suporte, como: Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT). além de Faculdades.

"É muito importante que diversos órgãos se unam a instituições da sociedade civil para debater a questão do trânsito, em razão da quantidade de acidentes e da quantidade de mortos. Esse ano a temática 'Desacelere: Seu bem maior é a vida', chama atenção para a questão relacionada ao excesso de velocidade, uma vez que as pessoas estão saindo de casa apressadas, estão utilizando a infraestrutura viária de mais qualidade para infelizmente cometer infrações. Nós precisamos que o cidadão se veja como protagonista desse processo de melhora do trânsito buscando sempre preservar a vida", declarou o superintendente da PRF, Fabrício Loiola.

Superintendente da PRF, Fabrício Loiola. Foto: Reprodução/TV Lupa1

O Chefe de Serviço de Operações do DNIT, Rogério Drumond destacou que ao mesmo tempo que órgão preserva pela estrutura das vias, também solicita que os condutores se conscientizem sobre o uso da velocidade no trânsito para que não ocorra acidentes e a vida possa ser preservada.

"O DNIT ao mesmo tempo que preserva, e dá manutenção, torna as estradas muito bem asfaltadas e pavimentadas em boas condições, pede aos condutores que desaceleram, não pratiquem excesso de velocidade, até porque o DNIT age com sensores eletrônicos de velocidade para coibir os infratores. [..] Não adianta querer ganhar tempo na estrada, fazer ultrapassagens proibidas sendo que os acidentes poderão vir a ocorrer e ceifar vidas que é o que a gente não quer", disse Rogério.

Chefe de Serviço de Operações do DNIT, Rogério Drumond. Foto: Reprodução/TV Lupa1

Durante a campanha, foram repassadas orientações sobre a educação no trânsito, o uso do cinto de segurança, uso do capacete, obediência da faixa de pedestre e a não ingestão de bebida alcoólica ao dirigir, que são os principais causadores de acidentes tanto em áreas urbanas quanto em rodovias.

Campanha Maio Amarelo é lançada na praça Liceu Piauiense. Foto: Ascom Strans

Em Teresina, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS), através da Gerência de Educação de Trânsito, possui a Escolinha de Trânsito que dá esse suporte não só no mês de maio, mas o ano inteiro com orientações e fortalecendo a importância de seguir as regras, obedecendo as leis de trânsito.

"A escolinha de trânsito é um projeto que temos há muito tempo, em que a gente leva às escolas com as crianças porque serão futuros condutores e pretendemos que sejam melhores do que os condutores atuais. Temos também o Stransformando que é um projeto de palestras que já é para pessoas maiores [adultos] e empresas, agora mesmo temos muitos pedidos a respeito disso, para que também levemos vídeos com exemplos de condutas erradas e condutas corretas para que as pessoas tenham consciência disso, até porque o adulto a gente não educa mais, se conscientiza", informa a Gerente de Educação de Trânsito da Strans, Samira Mota.

Samira Mota, gerente de Educação de Trânsito da Strans. Foto: Reprodução/TV Lupa1
Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas