Saiba quem é o professor da UFPI eleito pela 3ª vez um dos mais influentes do mundo
Reconhecimento vem de uma lista elaborada pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.
O professor Edson Cavalcanti da Silva Filho, do Departamento de Química da Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi eleito pelo 3º ano seguido como um dos cientistas mais influentes do mundo. O reconhecimento vem de uma lista elaborada pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e ressalta a relevância das pesquisas desenvolvidas pelo docente na Instituição, além de reforçar a presença de profissionais piauienses no cenário científico internacional. Em entrevista à TV Lupa1, o professor informou que está nos Estados Unidos para receber a premiação, e que deve retornar ao Piauí em novembro.
A principal linha de pesquisa de Edson Cavalcanti é o desenvolvimento e estudo de novos materiais sustentáveis, construídos a partir de carboidratos complexos, como os polissacarídeos. Esses materiais estão sendo projetados para uso em diversos setores, como agricultura, medicina e meio ambiente, com foco na sustentabilidade e inovação. “A principal fonte desses novos materiais são os polissacarídeos, que são polímeros sustentáveis oriundos principalmente de fontes vegetais. Nosso grupo tem uma atuação aplicada na área ambiental, na agricultura e na saúde”, explicou o professor.
O impacto das pesquisas do professor Edson vai além do campo científico. Recentemente, ele completou 18 anos de atuação como docente na UFPI, período em que construiu uma trajetória sólida e respeitada no meio acadêmico. Ele destaca o quanto essa jornada de pesquisas e ensino o honra: “Isso me honra muito porque é fruto de um trabalho de anos aqui na Universidade. Nosso grupo tem uma atuação principalmente no desenvolvimento de novos materiais sustentáveis”.
A pesquisa liderada por Edson Cavalcanti se concentra em fontes sustentáveis, particularmente vegetais, para criar materiais que podem ser aplicados em diferentes áreas. Ele acredita que a inovação está no uso desses recursos para transformar práticas agrícolas, melhorar a saúde e proteger o meio ambiente. “A gente utiliza esses polissacarídeos para desenvolver novos materiais. Nosso grupo tem a atuação aplicada na área ambiental, na agricultura e na saúde”, ressaltou.
O trabalho realizado por Cavalcanti também tem um impacto direto na formação de novos pesquisadores. Sua orientanda, Ariane Maria, enaltece a oportunidade de trabalhar ao lado de um cientista de renome internacional. “É muito gratificante trabalhar com o professor Edson e muito desafiador também, porque a gente sabe da importância desse prêmio pra ele e para nós também”, disse Ariane.
A aluna ainda destacou a motivação que o professor transmite à equipe de pesquisa, que busca continuamente novos avanços. “A gente fica muito feliz de trabalhar nesse grupo, e também com disposição de querer fazer também um pouco mais para sempre engrandecê-lo”, afirmou a estudante.
Para Ariane, o professor Edson é uma inspiração não apenas como cientista, mas também como mentor. “Ele é uma grande inspiração para todos nós”, finalizou.
O professor coloca a UFPI e o Piauí como um centro de excelência em pesquisa e mostra como o estado pode contribuir para o avanço científico global.
Veja vídeo: