Especiais

Saiba quais são as 15 maiores barragens do Piauí e em quais municípios ficam

Maioria das grandes barragens piauienses está localizada em municípios do semiárido.

17 de março de 2024 às 17:00
9 min de leitura

O Piauí possui dezenas de grandes barragens espalhadas de norte a sul do estado. A maior parte delas está localizada em municípios do semiárido, justamente onde a necessidade de reservatórios para acúmulo de água é maior devido à seca.

Dois órgãos são responsáveis pela administração da maioria das barragens. O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e o Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi). O primeiro é um órgão federal e o segundo estadual. Já a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) administra apenas um reservatório.

Nesta reportagem, o Lupa1 lista as maiores barragens do Piauí. Confira:

1 - Barragem de Boa Esperança

Barragem de Boa Esperança, em Guadalupe (Foto: Gleison Fernandes/Portal Cidade Luz)

A barragem de Boa Esperança é, disparada, a maior do Piauí. É também a única administrada pela Chesf. Tem capacidade para armazenar 5,085 bilhões de metros cúbicos (m³) de água e sua parede está localizada no município de Guadalupe. O reservatório foi construído no Rio Parnaíba no final da década de 1960 e inaugurado em abril de 1970. Na barragem funciona a Usina Hidrelétrica de Boa Esperança.

2 - Barragem Salinas

Barragem Salinas (Reprodução/TV Clube)

Localizada no município de São Francisco do Piauí, no semiárido, a Barragem Salinas tem capacidade para armazenar até 387,4 milhões de m³. O reservatório recebe águas do Rio Salinas e de riachos da região. Foi construído pelo Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), órgão do Governo Estadual, em 2001.

3 - Barragem Poço de Marruá

Barragem Poço de Marruá (Foto: Cidades na Net)

Está localizada no município de Patos do Piauí, também no semiárido. Sua construção foi concluída em 2010. A barragem barra o Rio Itaim e tem capacidade para armazenar 293,42 milhões de m³ de água. Com um estilo de engenharia moderno, a barragem é fonte de abastecimento para cidades da região e um atrativo para lazer.

4 - Barragem de Piracuruca

Barragem de Piracuruca (Foto: Noticiaaovivo.com)

Está situada no município de Piracuruca, no Norte do Piauí, e tem capacidade de armazenamento de 250 milhões de m³. A construção da barragem contribuiu para a perenização de uma parte do Rio Piracuruca. O reservatório é de responsabilidade do Governo do Estado e sua construção aconteceu na década de 1990.

5 - Barragem do Jenipapo

Barragem do Jenipapo (Foto: MK Audiovisual)

Localizada no município de São João do Piauí, no semiárido do estado, a barragem do Jenipapo tem capacidade de armazenamento de 248 milhões de m³. Suas águas represam por mais de 40 km e chegam a territórios de outros municípios da região. Inaugurada em 2000, a barragem administrada pelo Dnocs recebe águas do Rio Piauí e de vários riachos temporários da região.

6 - Barragem Algodões II

Barragem Algodões II (Foto: Prefeitura de Curimatá)

Fica localizada no município de Curimatá, no extremo Sul do Piauí. Barra as águas do Rio Curimatá e tem capacidade de acumular 247 milhões de m³ de água, estando entre as maiores do estado do Piauí. Sua construção foi concluída em 2000 e é administrada pelo Idepi.

7 - Barragem Pedra Redonda

Barragem Pedra Redonda (Foto: Cidades em Foco)

Localizada no município de Conceição do Canindé e com represamento que atinge o município de São Francisco de Assis do Piauí, o reservatório Joaquim Mendes de Oliveira, conhecido como Barragem de Pedra Redonda, acumula água do Rio Canindé e tem capacidade de armazenar até 216 milhões de m³. A construção foi finalizada em 1999.

8 - Barragem Petrônio Portela

Barragem Petrônio Portela (Reprodução/Internet)

Situado no município de São Raimundo Nonato, o açude Petrônio Portela, chamado na região de Barragem da Onça, tem capacidade de armazenar 181,24 milhões de m³. As obras de construção da barragem terminaram em 1996. O reservatório barra o Rio Piauí e é administrado pelo Dnocs. Uma curiosidade é que a barragem nunca sangrou em quase 30 anos de construída.

9 - Barragem de Bocaina

Barragem de Bocaina (Foto: Cidades na Net)

Com capacidade para acumular até 106 milhões de m³, a barragem de Bocaina fica localizada no município de Bocaina, no semiárido piauiense. Recebe águas do Rio Guaribas. Foi inaugurada em 13 de março de 1985 e é administrada pelo Dnocs.

10 - Barragem de Piaus

Barragem de Piaus (Divulgação/Dnocs)

Localizada no município de São Julião, a 382 km de Teresina, a barragem de Piaus barra o Rio Marçal e tem capacidade de armazenamento de 104,50 milhões de m³. Foi construída pelo Dnocs com recursos do Programa de Aceleração do Acrescimento (PAC) e inaugurada em 2010. Suas águas abastecem cidades da região por meio da Adutora de Piaus.

11 - Barragem Mesa de Pedra

Barragem Mesa de Pedra (Reprodução/Internet)

Construída no Rio Sambito em 2001, a barragem Mesa de Pedra fica localizada no município de Valença do Piauí. Tem capacidade de armazenamento de 65,6 milhões de m³ e é administrada pelo Idepi. A barragem Mesa de Pedra levou transformação à região de Valença e virou um grande ponto de visitação, sobretudo quando está sangrando.

12 - Barragem Corredores

Barragem Corredores (Reprodução/Internet)

Localizada no município de Campo Maior, no Norte do Piauí, a barragem dos Corredores tem capacidade para acumular 63,3 milhões de m³. Sua construção foi concluída em 2001. A barragem dos Corredores barra o riacho Jenipapo e garante o abastecimento de Campo Maior.

13 - Barragem Caldeirão

Barragem Caldeirão em Piripiri

A barragem Caldeirão fica localizada no município de Piripiri, a 150 km de Teresina, no Norte do Piauí. Tem capacidade para acumular 54,6 milhões de m³. Sua construção foi iniciada em 1937 e concluída em 1945 pelo Dnocs. O açude da Barragem do Caldeirão é também uma importante atração turística de Piripiri.

14 - Barragem Barreiras

Barragem Barreiras (Foto: Portal Lagoa do Rato)

Situada no município de Fronteiras, a barragem Barreiras recebe água do rio Catolé e tem capacidade para acumular 52,8 milhões de m³. Sua construção foi iniciada na década de 1950 e concluída em 1965. Correu sério risco de rompimento na cheia de 1974, mas passou por reformas que garantiram a segurança da barragem.

15 - Barragem de Poços

Barragem de Poços (Divulgação/Prefeitura de Itaueira)

Localizada no município de Itaueira, a 344 km de Teresina, a Barragem de Poços teve sua construção concluída em 1986 e tem capacidade de armazenamento de 43 milhões de m³. O açude recebe águas do Rio Itaueira e de pequenos riachos da região. Sangrou poucas vezes desde que foi construído.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas