Piauí em números

Número de pessoas que deixaram de procurar emprego aumentou no Piauí

16 de agosto de 2023 às 14:58
2 min de leitura

Cerca de 133 mil piauienses, com idade de trabalho, iniciaram o segundo semestre deste ano procurando emprego. A informação é do IBGE que divulgou, nesta terça-feira (15), a PNDA, que é Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, Contínua sobre o mercado de trabalho no segundo trimestre de 2023. Conforme os dados, esse número de trabalhadores do Piauí desocupados equivale a 9,7% do total da força de trabalho no Estado.

IBGE.

O índice representa uma estabilidade em relação ao primeiro trimestre do ano e também em relação ao mesmo trimestre de 2022, quando havia registrado 9,4%. Segundo análise dos economistas do IBGE, apesar da estabilidade na taxa de desocupação no Estado, chama a atenção o fato da redução no quantitativo de pessoas que estão ocupadas no mercado de trabalho, que caiu em 62 mil pessoas.

O levantamento mostra que era 1,3 milhão de pessoas, no 2º trimestre de 2022, caindo para quase 1,23 milhão de pessoas, no 2º trimestre deste ano, uma queda de 4,8%. “Essa redução não repercutiu em aumento do quantitativo de pessoas desocupadas, e nem em um consequente aumento da taxa, mas, sim, em um crescimento do quantitativo de pessoas fora da força de trabalho, ou seja, daquelas que passaram a não buscar mais uma nova ocupação no mercado”, afirmou Eyder Mendes, supervisor de informações do IBGE Piauí.

Carteira de trabalho.

O único segmento da economia com um crescimento da ocupação foi o que agrega os empregadores (empresários), que apresentou um aumento de 19 mil pessoas ocupadas. Em termos de atividade econômica, o setor que envolve a agropecuária foi o que mais perdeu trabalhadores, com 31 mil pessoas a menos ocupadas, queda de 19% no período.

No Brasil, a taxa de desocupação no segundo trimestre de 2023 ficou em 8 %, apresentando uma queda em relação ao primeiro trimestre do ano, quando havia chegado a 8,8%, bem como apresentando também uma queda em relação ao mesmo trimestre do ano passado, quando havia atingido 9,35%. No país, havia 8,6 milhões de pessoas desocupadas no segundo trimestre de 2023, cerca de 1,4 milhão de pessoas a menos em relação ao mesmo trimestre do ano passado, uma redução de 14,2%.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas