Especiais

Incêndio que já dura dez dias na caatinga piauiense ameaça Serra das Confusões

Ainda não se sabe a causa do incêndio, porém mais de 7,3 mil hectares de caatinga já foram consumidos pelas chamas.

23 de agosto de 2023 às 11:51
4 min de leitura

O helicóptero da Polícia Militar do Piauí, As 350 B3 Multimissão, foi acionado, nesta quarta-feira (23), pelo Corpo de Bombeiros para ajudar no combate a um grande incêndio na caatinga piauiense, próximo ao município de Canto do Buriti, no extremo sul do Estado. Há dez dias, o fogo consome a vegetação rasteira daquela área, ameaçando chegar na serra das confusões.

Incêndio que já dura dez dias na caatinga piauiense ameaça Serra das Confusões.

Uma brigada dos bombeiros está atuando na região desde a semana passada, quando o foco começou. Ainda não se sabe a causa do incêndio, porém mais de 7,3 mil hectares de caatinga já foram consumidos pelas chamas. O perigo, agora, é o incêndio atingir a Serra das Confusões. A distância do foco até a entrada do parque é de 12 km.

“Essa distância, até ontem, era de 18 km. Então, acionamos a aeronave para tentar agilizar o controle e evitar que o fogo alcançasse o parque da serra das confusões”, afirmou o capitão William, do corpo de bombeiros, e que está atuando na região. Ele destacou, ainda, que o combate ontem, durou até às 20h, para que não se chegasse, também, a rede elétrica que passa por lá.

Naquela região, também, passa uma rede de energia elétrica, com altas torres, e que, há dez anos, foi afetada por outro incêndio. Foi queimada na fazenda Santa Clara, que fica na cidade de Canto do Buriti, e que na época, segundo o Ministério de Minas e Energia, o blecaute provocou o desligamento de duas linhas de transmissão paralelas e totalizou um corte de carga de 10,9 mil MW.

“Para evitar maiores consequências, como essa, deslocamos a aeronave para auxiliar no combate, conforme solicitado pelo Corpo de Bombeiros e aprovada pelo coronel Scheiwann Lopes, comandante da PM”, afirmou o coronel Gomes, Gerente de Operações Aéreas da Secretaria de Segurança. Ele destacou que o helicóptero vai ajudar carregando água para jogar no fogo e deslocando brigadistas.

Desde o início do ano, quase 3 mil focos de incêndio já foram registrados no Piauí, é o sexta maior número entre os estados do país e um crescimento de 47%, em relação ao ano passado. A região onde mais se registrou focos esse ano é justamente a caatinga, que fica no semiárido. O forte calor e a baixa umidade do ar tem contribuído muito para a proliferação de focos.

A serra da confusão é a maior reserva de Caatinga do Brasil e em 1988 foi criado um parque nacional, para preservar a área. Tanto que somente em 2015, que o parque foi aberto para visitações. Compreendendo uma área de mais de 800 mil metros quadrados na região que é conhecida como Serra Vermelha, esse é o maior parque do Piauí, o maior do Nordeste e o sexto maior em extensão do Brasil.

O parque Serra das Confusões abrange, no total, 12 municípios piauienses: Alvorada do Gurguéia, Bom Jesus, Brejo do Piauí, Canto do Buriti, Caracol, Cristino Castro, Curimatá, Guaribas, Jurema, Redenção do Gurguéia, Santa Luz e Tamboril do Piauí.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas