Entenda briga entre Ceará e Piauí pelo título de criação da cajuína
Durante o podcast “A Voz da História”, uma mulher afirma que a Cajuína, é na verdade uma criação do Ceará.
Um posicionamento que vem viralizando nas redes sociais causou alvoroço entre os Cearenses e Piauienses. Durante um episodio do podcast "A Voz da História", uma mulher afirma que a Cajuína, é na verdade uma criação do Ceará.
Para tratar do assunto, conversamos com o Antropólogo Daniel Oliveira, da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Piauí. Daniel participou da salvaguarda de elaboração do dossiê que registrou a cajuína como patrimônio cultural do Brasil, no ano e 2014.
Ao Lupa1, ele explicou a importância e força do produto na construção da cultura regional piauiense.
"A popularização desse padrão de utilização da cajuína no seio familiar que é transmitida de uma geração para outra, diga-se de passável, foi responsável pela constituição de memórias afetivas que são muito caras aos piauenses. É tanto que no processo de registro, não somente a produção artesanal que geralmente é feita pela família quando se reúne em determinadas épocas do ano, foi também levada em consideração as práticas socioculturais associadas à cajuína.", declarou o antropólogo.
Pensando nisso, a equipe da TV Lupa1 foi as ruas ouvir oque a população de Teresina acha da declaração polêmica sobre a amada e tradicional bebida de caju.
Confira o vídeo