Especiais

Considerado embrião da modernidade na cidade, o metrô de Teresina transcende gerações

Raimundo Alves, revela que ao longo de 33 anos, vivenciou várias histórias dentro do metrô.

17 de agosto de 2024 às 13:00
2 min de leitura

A cidade de Teresina é uma das poucos do Brasil, homenageadas por cantores nacionais que marcaram a história. Um deles foi Luiz Gonzaga, que gravou a música de Teresina a São Luis, em 1962, fazendo referência a uma viagem de trem, entre a capital do Piauí e a capital do Maranhão.

E é fazendo uma analogia com essa obra de arte na voz do consagrado Rei do Baião, que eu te convido para conhecer o Veículo Leve sobre Trilhos, o famoso metrô de Teresina.

Inaugurado em 1982, pelo então governador do Piauí, Alberto Silva, o metrô é o xodó de quem trafega entre a zona Sudeste e o Centro da cidade. O transporte comporta até 5 mil pessoas por dia, em viagens das 6h da manhã a 18h30.

Raimundo Alves, revela que ao longo de 33 anos, vivenciou várias histórias dentro do metrô. Mas, um ficou guardada em seu coração, que foi sua contribuição para o nascimento de um bebê que quase nascia dentro do metrô.

Em nosso passeio, conhecemos, a jovem Lara Beatriz, de 19 anos. Ela mora no bairro Dirceu, e aproveita a passagem de 2 reais e a segurança, para ter uma viagem tranquila até o Instituto Federal do Piauí, onde cursa de designer de modas.

Conhecemos também Gabriel Farias, uma amante do metrô e da história de Teresina, ele nos conta o real motivo, porque a linha férrea foi rebaixada ao cruzar com a Avenida Frei Serafim, no centro de Teresina. Na época, um acidente envolvendo um ônibus e um trem mudou toda a história.

No passado, presente é futuro, não importa a idade, a majestosa Teresina sempre será um exemplo de prosperidade.


Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas