Bruno Gradim: Dia do Piauí - Sobre atravessar e ser atravessado por uma terra
Percorrer o Piauí é como fazer uma oração na presença de Deus. É perceber a existência do mistério.
Esse ano rodei mais de 12.000 KM's em terras piauienses. Tive o privilégio de fazê-lo em dois projetos que transformaram minha vida.
Escuto de muitos moradores da capital, Teresina, a seguinte frase "você conhece o Piauí mais do que muitos piauienses!".
Fico lisonjeado com a frase, mas percebi, nesses milhares e milhares de quilômetros, que o piauiense nem precisa disso, mesmo que tenha a certeza de que seja muito rico fazê-lo, porque vocês já nasceram com esse "software" que os forasteiros, como eu, precisam fazer o "download". Download esse possível somente percorrendo, atravessando as paisagens, culturas e, principalmente, pelo contato com o povo.
Minha jornada, que se estendeu desde a nascente do Rio Parnaíba até o Delta com o mesmo nome do rio, foi, acima de tudo, a experiência mais rica dessa minha existência. Eu consigo fechar os olhos e sentir as temperaturas, cheiros, sabores, saberes e culturas de cada lugar que passei por aqui.
Percorrer o Piauí é como fazer uma oração na presença de Deus. É perceber a existência do mistério. É ter certeza que nesse lugar muitos mundos se conectam e nos reconectam a existência. Ninguém passa incólume quando se dispõe a vivenciar esse lugar cheio de lugares. Você nunca mais será o mesmo. E hoje, nem quero mais ser o mesmo, porque o calor que corre em minhas veias fazem desse Bruno aqui, não só um piauiense de alma, mas um ser humano melhor.
Hoje, no Dia do Piauí, eu reafirmo minha gratidão a essa terra. Hoje, no dia do Piauí eu celebro essa gente. Hoje, no dia do Piauí, eu afirmo que não atravessei o Piauí, mas foi o Piauí que me atravessou!
Viva o 19 de outubro - o dia do Piauí.
Bruno Gradim é carioca . Ator, diretor e apresentador de TV. Iniciou sua carreira aos 14 anos de idade no Teatro do Liceu de Artes e Ofícios no Rio de Janeiro. Por dois anos se dedicou exclusivamente ao teatro. Durante o espetáculo Além da Lenda do Minotauro, uma produtora o chamou para um curso de vídeo, um mês depois, Bruno fez seu primeiro teste na TV Globo e estreou na novela A Indomada em 1997.