Entretenimento

Zuckerberg anuncia fim da verificação de fatos no Instagram e Facebook

Meta substituirá verificadores de fatos por notas da comunidade em suas plataformas.

07 de janeiro de 2025 às 11:20
1 min de leitura

A Meta comunicou que está descontinuando seu programa de verificação de fatos com o objetivo de "restaurar a liberdade de expressão" nas plataformas Facebook e Instagram. Na manhã de terça-feira (07), a companhia reconheceu que suas atuais abordagens de moderação de conteúdo estavam indo "longe demais".

WhatsApp e Instagram apresentam instabilidade - Foto: Agência Brasil

“Estamos retornando às nossas origens e focando na redução de erros, simplificação de nossas políticas e no restabelecimento da liberdade de expressão em nossa rede”, afirmou Mark Zuckerberg, CEO da Meta.

Segundo o executivo, as redes sociais adotarão um novo modelo de classificações feitas pela comunidade, similar ao que o X utiliza. "Mais especificamente, vamos substituir os verificadores de fatos por essas classificações da comunidade, começando pelos Estados Unidos", explicou Zuckerberg. O programa de verificação de fatos foi criado após as eleições de 2016 nos EUA e tinha o objetivo de combater a disseminação de desinformação nas plataformas. Durante uma entrevista à Fox News, o diretor de assuntos globais da Meta, Joel Kaplan, detalhou a nova abordagem.

“Em vez de confiar em um especialista, o novo modelo vai se basear na comunidade e nas pessoas da plataforma, que poderão deixar seus próprios comentários sobre o que leram. Queremos garantir que as conversas aconteçam livremente, sem o receio de censura”, afirmou Kaplan.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas