Geral

Rafael Fonteles transfere cargo a Severo Eulálio durante viagem à China

Governador vai acompanhar o presidente Lula (PT) em uma agenda oficial a convite do presidente chinês, Xi Jinping.

09 de maio de 2025 às 22:34
2 min de leitura

O governador Rafael Fonteles (PT) embarcou nesta sexta-feira (9) para a China, onde acompanhará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma agenda oficial a convite do presidente chinês, Xi Jinping. Durante sua ausência, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Severo Eulálio, assume interinamente o comando do Executivo estadual.

Severo assume Governo do Piauí - Foto: ASCOM

"Estou muito feliz em transmitir o cargo para o deputado Severo Eulálio, presidente da Assembleia, uma vez que o vice-governador Themístocles Filho está em férias. Vamos participar da missão do presidente Lula na China por quatro dias. Esse é um momento importante para fortalecer os laços entre o Brasil e a China, além de buscar investimentos de empresas chinesas, especialmente na área de energia, que podem beneficiar o Piauí. Tenho plena confiança de que o deputado Severo irá conduzir muito bem os destinos do Estado. A missão será, sem dúvida, um sucesso para o Brasil, o Nordeste e o Piauí", afirmou o governador Rafael Fonteles.

A transmissão do cargo aconteceu no fim da tarde de hoje, no Palácio de Karnak. A missão de Fonteles segue até o dia 14 de maio. O vice-governador Themístocles Filho está de férias durante esse período.

Para o deputado Severo Eulálio, assumir interinamente o governo é uma grande honra e responsabilidade.

"É uma missão constitucional. O presidente da Assembleia está na linha sucessória do governador. Assumir esse cargo, mesmo que por pouco tempo, é uma grande responsabilidade. O governador Rafael Fonteles tem trabalhado incansavelmente pelo Piauí, e agora, com sua missão internacional, busca trazer mais investimentos e recursos para o nosso estado", destacou o governador em exercício.

A comitiva que acompanha o presidente Lula à China inclui ministros de Estado, membros do Congresso Nacional e empresários. O principal compromisso de Lula será a cúpula entre a China e os países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), nos dias 12 e 13 de maio. Também estão previstas as assinaturas de pelo menos 16 acordos bilaterais.


Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas