Telsírio Alencar pede impugnação de nova pesquisa da Quaest em Teresina
Candidato do Mobiliza alega que o levantamento da Quaest não seguiu integralmente os requisitos estabelecidos pela Resolução do TSE.
O candidato a prefeito de Teresina, Telsírio Alencar (Mobiliza) protocolou nesta sexta-feira (13), uma pedido de impugnação pedindo a suspensão da pesquisa eleitoral registrada sob o protocolo nº PI-08643/2024, do instituto Quaest Pesquisas, Consultoria e Projetos LTDA, que foi contratada pela TV Rádio Clube, afiliada TV Globo, com data marcada a ser divulgada no próximo dia 16 de setembro.
O candidato do Mobiliza alega que o levantamento da Quaest não seguiu integralmente os requisitos estabelecidos pela Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.600, bem como pela Lei nº 9.504/97. Segundo o pedido de impugnação, a pesquisa não especificou os bairros abrangidos, conforme o artigo 2º da Resolução TSE nº 23.600/19, o que comprometeria a transparência e a precisão dos dados apresentados. Além disso, o partido argumenta que a pesquisa não incluiu o nome dele, candidato Telsírio Alencar, nas perguntas sobre o segundo turno, desrespeitando o artigo 3º da mesma resolução.
"O pedido é uma forma de proteger o pleito e evitar um prejuízo eleitoral decorrentes de pesquisas eleitorais mal registradas”, ressalta.
“O partido Mobiliza de Teresina solicita, com base no art. 16 da Resolução TSE nº 23.600/2019, a concessão de uma liminar para suspender a divulgação da pesquisa até que sejam apresentados os dados completos, incluindo a delimitação dos bairros pesquisados e a inclusão de todos os candidatos nos cenários do segundo turno. A decisão também prevê uma multa diária de R$ 5.000,00 em caso de descumprimento e a possibilidade de responder por crime de desobediência”, diz trecho do pedido.
No pedido, Telsírio Alencar argumenta que a Resolução TSE nº 23.600/2019 exige que todas as informações relativas às pesquisas eleitorais sejam registradas de forma detalhada, incluindo a delimitação geográfica da pesquisa e a inclusão de todos os candidatos nas perguntas, garantindo assim a transparência e a integridade dos dados eleitorais. A ausência de tais informações pode resultar em penalidades, conforme estabelecido pela legislação.
O partido aguarda a decisão da Justiça eleitoral sobre o pedido de impugnação.
Pedido de impugnação: