Eleições 2024

Ravenna Castro, do PMN, escreve carta aberta em reação a postura de Dr.Vinícius contra Franzé

Ravenna Castro, que é a presidente do PMN no Estado do Piauí, reagiu fortemente a entrevista concedida pelo deputado Dr. Vinícius

08 de junho de 2023 às 00:00
8 min de leitura

Ravenna Castro, do PMN, escreve carta aberta em reação a postura de Dr.Vinícius contra Franzé.

A jornalista e advogada Ravenna Castro, que é a presidente do PMN em Teresina , reagiu fortemente a entrevista concedida pelo deputado Dr. Vinícius, a Tv Meio Norte na noite desta quarta-feira (07).

Dr Vinícius declara apoio a Fábio NovoLupa1


Segundo Ravenna o deputado foi contraditório e arrogante durante toda a entrevista, desqualificando o movimento que o deputado Franzé vem fazendo em busca de ser escolhido pelo seu partido, o PT, como candidato a prefeito de Teresina.

Ravenna Castro ao lado de FranzéDivulgação
Ravenna CastroDivulgação

A carta é longa, detalha pontos interessantes dessa disputa interna e relembra fatos relevantes da última eleição onde o PT conseguiu eleger o governador do Estado. Ravenna foi candidata a governadora na ultima eleição. Para 2024 ela já declarou apoio ao deputado Franzé.

Leia a carta, na íntegra:

Assisti atentamente às declarações do pré-candidato desistente à PMT, deputado Vinicius (PT), no Programa Ciência Politica, da MN, da noite desta quarta-feira, 07. Na condição de aliada do deputado Franzé Silva, mas falo por mim mesma, como o senhor também diz que fala. Gostaria de lembra-lo de alguns fatos seguidos de considerações oportunas para a discussão do candidato mais viável para o PT em Teresina.


Tirando a sua visível expressão facial que denotava uma sensação quase que de “prazer” em iniciar uma “propaganda negativa à pessoa do presidente da Alepi – e dizem que vingança é um prato que se come frio – o que me chamou a atenção e me ativou gatilhos de memória na hora que ouvi as falas do deputado que jogou a toalha, foram as seguintes:


Sendo o senhor um dos “favoritos” do governador, que se quer fez questão de ouvi-lo desta decisão, nos causa estranheza. Mas me lembrou uma certa eleição na Câmara Municipal de Teresina, que ocorreu quando o ex-prefeito Firmino Filho estava em viagem e que quando ele voltou, o “estrago” já estava feito! Quem lembra? O que não é o caso aqui do governador Rafael. Me refiro ao ministro Wellington Dias, que além do diretório, acredito serem partes importantes a também serem consultadas nesta escolha, além do povo. Mas também entendo a urgência! Não dava para aguardar Franzé crescer sem tomar qualquer atitude para detê-lo, mesmo que tomada nas coxas.

Que nova modalidade de PT é essa que não faz questão de escutar Wellinton, Regina ou aguardar o próprio diretório que é a instancia legal e legitima para referendar a decisão que coloca em jogo não só uma posição de poder, mas o futuro dos teresinenses? É, deveras, preocupante!


Outro ponto que não consigo entender é ver o deputado Vinicius depositar todas as suas fichas e acreditar em pesquisas pré-eleitorais como processos sem qualquer possibilidade de erro. Ora, se o próprio PT na eleição de Rafael foi o primeiro a questionar a lisura do processo adotados e os resultados errados divulgados pelos institutos de pesquisas. Contra prints, não tem argumentos. Basta buscar a análise muito bem feita, pelo atual secretário Chico Lucas. Está ainda hoje no instagram dele. Não se define o futuro de Teresina por pesquisas, deputado! Essa métrica não tem segurança inquestionável capaz de sustentar uma decisão tão importante, haja vista que se tivermos dez institutos, teremos dez resultados diferentes. Não tem como garantir uma escolha respaldada na lisura só por elas.


E outra. Soou tão arrogante o senhor dizer que só os seus votos e somados aos do Fabio Novo superavam Franzé em e isso era irreversível. Logo o senhor, deputado médico, pertencente a elite aristocrática do Estado, em seu primeiro mandato, que de onde meus avós vem, diriam “que chegou agora e já quer sentar na janela porque é amigo do rei?”. Foi honroso da sua parte realmente desistir. Teresina precisa de bem mais virtudes e dons, não questionando os seus, que vieram por meio dos estudos, mas o senhor precisa pegar umas aulinhas de matemática com o governador.


Só um partido politico possui capacidade para lançar 30 candidatos. Se na pior da hipóteses, cada candidato transferir mil votos (por baixo) para o Franzé, então, só um partido aliado, como até o nosso pequeno e humilde PMN, pode somar mais que o senhor e o Fabio Novo juntos para o deputado Franzé Silva. Vocês somaram pouco mais de vinte mil votos em Teresina, não é isso? Apenas um partido politico joga isso em votos no Franzé, que alías, se o senhor for mesmo conhecer a história de vida dele, de superação... se o senhor desse mesmo valor às pessoas que nasceram pobres, excluídas e conseguiram vencer na vida pela competência e pelo estudo, o senhor não estaria na TV fazendo propaganda negativa do Franzé, enquanto ele está preocupado em fazer leis que beneficiam crianças portadoras de deficiências, mulheres, pobres, aqueles que Wellington e Regina respeitam... mas essa é uma outra história.


Franzé hoje soma apoio de no mínimo oito partidos e não trata suas decisões sozinho. Somos um grupo e a tendencia é aumentar. Então, respeite a história de vida das pessoas, assim como nós estamos respeitando a sua desistência, que foi muito honrada, em reconhecer logo no início, a sua falta de condições para a disputa. Um dia com o tempo o senhor também pode chegar lá. Agora, enquanto isso, não tente apagar a estrela do colega. Trabalhe a sua que um dia a sua hora chega! Mas lembremos que o que referenda o candidato é a escolha pelo diretório, assim preceitua a lei, doutor Vinicius. Já a consideração e o respeito, as pretensões individuais que se fazem prevalecer acima das coletivas, não se sustentam por muito tempo. O povo está atento.

Não dá para negar o tamanho do adversário que vocês encontraram no meio do caminho. Que pela coragem, pulso e competência nos lembra Firmino. Pela honradez, humanidade e humildade, nos lembra Lula, Wellington e até Francisca Trindade.


E nobre deputado Fabio Novo, vamos dar oportunidade para os outros. Ninguém pode ser um eterno e único candidato de um partido tão grande. Ouça o amigo doutor Vinicius. Realmente o PT precisa e vai unificar. Não vamos parar. Teresina precisa de todos nós. Estamos aguardando por você também.


Abraços da colega jornalista e também dirigente partidária.

Ravenna Castro



Ravenna Castro declarou, recentemente, apoio pessoal e do seu partido, o PMN, ao deputado Franzé.

Ravenna, Franzé e membros do PMNAscom Franzé
Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas