Política

“Quero ser o prefeito que vai trazer paz a política e uma gestão que Teresina nunca teve”

O médico tem como legado a sua brilhante carreira como cirurgião, mas esse legado se ampliou com sua gestão à frente do HU.

27 de agosto de 2023 às 20:36
7 min de leitura

Paulo Márcio: disposto a ir à luta-Redes sociais

O médico, cirurgião-cardíaco, Paulo Márcio, atual superintendente do Hospital Universitário de Teresina, o HU, está em Amsterdã, na Holanda, participando de um congresso mundial de cardiologia, do qual sempre participa, mas dessa vez, por conta do movimento que iniciou, colocando seu nome a disposição do MDB, partido ao qual é filiado, como pré-candidato a prefeito de Teresina, teve seu celular abarrotado de mensagens, a maioria resultante da última entrevista que concedeu, ao jornalista Ieldyson Vasconcelos, na Tv MN semana passada. Na entrevista Paulo Márcio foi enfático, como nunca havia sido, sobre sua intenção de candidatar-se a prefeito de Teresina

Paulo Márcio em Amsterdã
-Arquivo Pessoal

O médico tem como legado a sua brilhante carreira como cirurgião mas esse legado se ampliou com a sua gestão a frente do HU.

É com a sua desenvoltura como gestor do hospital público federal que Paulo Márcio vem se tornando uma figura pública com visibilidade e trânsito entre as mais diversas e antagônicas correntes políticas do Piauí, tendo conseguido a proeza de arrancar emendas de todos os deputados federais piauienses e dos dois senadores além, claro, de recursos diretos do Ministério da Saúde.

Para os críticos que teimam em associar Paulo Márcio a Bolsonaro o médico é enfático em dizer que o hospital está acima de partidos políticos e que todos os últimos presidentes deram sua colaboração para que o HU chegasse ao ponto em que está sendo hoje, indiscutivelmente, um dos melhores hospitais públicos do Brasil.

Paulo Márcio no HU
-Redes sociais

É nas redes sociais, mais especificamente no Instagram, que Paulo Márcio tem feito os anúncios quase que diários dos avanços obtidos para o hospital que ele dirige com entusiasmo incomum. Só nos últimos 60 dias a rede social dele saltou de 9 mil seguidores ( que já não era algo tão pequeno) para mais de 30 mil. Alguns vídeos ja chegam a casa das 170 mil visualizações, organicamente.

Extrato de visualizações
-Instagram

Por outro lado, mais um ponto bastante positivo sobre a imagem do pré-candidato é o fato de que são poucas as pessoas públicas, sejam políticos, empresários ou mesmo profissionais liberais e da própria imprensa que em algum momento não tenham precisado de Paulo Márcio como cirurgião cardíaco. Quando não é ele quem faz a intervenção, seja exames, cirurgias ou prescrição, é ele quem indica o profissional local, de São Paulo e até de fora do país. Já no HU, investido no alto cargo que ocupa, Paulo Márcio gerou uma aproximação maior com as camadas mais simples da sociedade. Usuários do SUS, carentes de todo tipo de assistência médica de qualidade, recebem um tratamento de alto nível, em diversas especialidades médicas, mas não escapam de saber que tudo aquilo, de alguma forma, é resultado do trabalho que Paulo Márcio e sua equipe vêm realizando há anos.

Paulo Márcio: disposto a ir à luta-Redes sociais
Dr. Paulo Márcio no HU
-Redes sociais

A POLÍTICA E A ELEIÇÃO

Na política, de forma direta, Paulo Márcio é um iniciante. Nunca concorreu a nenhum cargo eletivo.Para ser o candidato escolhido pelo MDB terá que contar com o apoio dos caciques do partido. A maioria, por pertencer a base do governador Rafael Fonteles, está propensa a votar em um candidato do PT. Themístocles Filho, vice-governador, presidente da executiva municipal emedebista é o defensor que o partido tenha candidato próprio e que só no segundo turno, a depender do resultado, e caso haja segundo turno, os partidos da base do governo venham a se unir. Themístocles lançou os nomes de Marcos Aurélio, seu filho e de Paulo Márcio. Ele já declinou do filho, pragmático que é. Vê em Paulo Márcio o nome possível e luta para que os seus colegas de partido acolham a ideia.

Não será fácil, pela razão que já anotamos.

O Lupa1 ligou para Paulo Márcio e ele nos retornou direto da Holanda, de onde já deve estar retornando.

Fizemos três perguntas:

L1 : O senhor é mesmo pré-candidato a prefeito de Teresina?

PM: Sim, pretendo ter meu nome acolhido pelos convencionais e pelos líderes do MDB para que eu possa, a partir daí, me apresentar melhor a Teresina. No meu retorno pretendo visitar e conversar demoradamente com cada líder do meu partido, mostrar o que penso e como podemos juntos levar Teresina a um patamar que nossa cidade merece alcançar.

L1: O nome do senhor ainda não tem sido estimulado pelas pesquisas. A que o senhor credita essa exclusão?

PM: Isso é normal. Só agora vou iniciar a movimentação de um pré-candidato. Internamente já temos pesquisas que mostram que nosso nome tem tudo para crescer em curto espaço de tempo.

L1: Dr. Paulo, com qual argumento o senhor pretende se apresentar a Teresina? Qual a sua bandeira principal?

PM: Olhe, eu quero ser o prefeito que vai trazer paz a política de Teresina e uma gestão moderna como essa cidade nunca teve. Teresina não suporta mais tanta confusão política. Serei um prefeito do diálogo, da convergência, da solução para os grandes problemas que nos perseguem há décadas.

Paulo Márcio retorna a Teresina nas próximas horas. Agora é acompanhar o movimento de

um pré-candidato declarado a prefeitura de Teresina. O MDB fará sua reunião tradicional nesta segunda-feira(28), na sede estadual do partido, e o nome de Paulo Márcio será uma das principais pautas da reunião. Dessa reunião já será possível vislumbrar que tipo de barreiras Paulo Márcio terá que enfrentar para conseguir convencer o seu partido a ter um candidato próprio e ele ser o escolhido a essa posição.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas