Florentino não empolga e HIlder Monção pode ser o candidato do PT em Parnaíba
Florentino é o pré-candidato do PT, concorrendo nessa ala, mais diretamente, com dois nomes da base: Hilder Monção e Dr. Hélio
Florentino não empolga e HIlder Monção pode ser o candidato do PT em Parnaíba.
Em Parnaíba, segunda maior cidade do Piauí, a eleição de 2024 já é o assunto mais comentado desde o primeiro semestre deste ano. Após recente pesquisa, divulgada pelo instituto Amostragem, o assunto ganhou ainda mais notoriedade e componentes especulativos. O quadro atual é bastante embaralhado. Muitos pré-candidatos e poucas definições, algo natural neste período, quando os pretensos ainda seguem em movimento, buscando apoios entre os demais líderes políticos e comunitários e, principalmente o apoio popular.
O atual prefeito, Mão Santa, está no segundo mandato. Não pode mais concorrer e nem indicar alguém da própria família, o que complica a decisão, pois Mão Santa não preparou um nome para o desafio. Vários nomes se apresentam a ser o escolhido do atual prefeito, que desfruta de boa popularidade, mas que pode perder a prefeitura, caso não faça boa escolha.
Do lado da oposição o drama não é menor. Também vários nomes estão na corrida, buscando a dianteira da preferência popular mas, antes de tudo, querendo ser o escolhido pelo governador Rafael Fonteles.
Florentino Neto, atualmente deputado federal, é o pré-candidato do PT, concorrendo nessa ala, mais diretamente, com dois nomes da base: Hilder Monção, do Solidariedade, e Dr.Hélio, do MDB. Florentino tem um recall natural de já ter sido prefeito, apesar de derrotado por Mão Santa na busca da reeleição e também dos votos que recebeu para deputado federal, mas não tem passado de uma margem previsível e carrega uma rejeição significativa.
Dr. Hélio segue acreditando que pode ser escolhido por um dos lados. Essa dubiedade o coloca como carta fora do baralho. Uma hora ele aparece ao lado de Gracinha e Mão Santa. Outra hora cola em Rafael. É como se diz por aí : “não é carne, nem peixe” .
Com a estagnação e a grande rejeição de Florentino o nome que desponta como sendo o mais viável a aposição é o de Hilder Monção.
O jornalista apareceu na frente de todos na recente pesquisa e não precisou do artifício “apoiado por” para vencer todos os demais pré-candidatos.
Hilder já esteve com o governador Rafael Fonteles por várias vezes.
Nas mais recentes foi convidado pelo governador a se filiar ao PT. Ele é filiado ao Solidariedade, é primeiro suplente de deputado estadual e pode vir a ser o nome do PT na batalha pela prefeitura. O portal Lupa1 ouviu Hilder Monção sobre essa possibilidade. “Eu sou da base do governo, tenho excelente relação com o governador Rafael e com todos do PT. O governador me convidou para me filiar ao PT e eu fiquei de dar uma resposta a ele tão logo ele retornasse de viagem”, disse Hilder .”Ainda estou pensando, mas pra tomar a decisão preciso ter novas conversas com ele e com nosso grupo”, arrematou. Sobre a possibilidade de ser o candidato a prefeito apoiado por Rafael, HIlder não foi muito objetivo. “Até aqui o pré-candidato do PT é o Florentino. E eu sigo pré-candidato, aqui no meu partido. Não sei o que o governador está pensando. Vou aguardar ele retornar pra entender”, finalizou.
HIlder tem dito em reuniões frequentes que sua candidatura é irreversível. Assim sendo não é de se duvidar que ele venha a ser mesmo o candidato que Rafael e o PT enxerguem como o melhor nome para concorrer contra uma candidatura apoiada por Mão Santa.
Vem por aí mais cenas dos próximos capítulos.