Amostragem: Hilder Monção vence todos e é a novidade mais forte da política parnaibana
Entre nomes como Florentino Neto, Dr Hélio,Rubens Vieira e outros, Hilder surpreende, em todos os sentidos
Pesquisa realizada pelo instituto Amostragem, encomendada pela Tv Costa Norte, sendo a terceira rodada, foi realizada entre os dias 28 a 31 de julho de 2023, na cidade de Parnaíba, segunda maior cidade do Piauí e mostra o quadro atual da sucessão municipal na cidade.
Parnaíba é uma cidade que gera interesse político especial de todas as correntes partidárias, mas nesse momento, diante dos números revelados pelo Amostragem, tanto o prefeito Mão Santa, quanto o governador Rafael Fonteles, estão com um grande abacaxi para descascar.
Mão Santa, mesmo com excelente avaliação de sua gestão, fato também comprovado nas pesquisas recentes e pelo próprio Amostragem, ainda não definiu quem será seu candidato ( ou candidata) apesar dos muitos nomes que tem a seu dispor.
A pesquisa Amostragem traz o ex-governador Zé Filho como o nome preferido da população para receber o apoio de Mão Santa, mas quem conhece os bastidores da política parnaibana e piauiense sabe que Mão Santa e o sobrinho não se dão muito bem. Vivem em constante atrito interno. Muito improvável que seja esse o nome escolhido. Outros nomes como Dr. Hélio, Gil Borges e até da afilhada Mara, estão colocados.
Por outro lado, do lado do governo estadual, que faz oposição a Mão Santa, Rafael já sabe que terá a missão de apaziguar fortemente, independente de qual nome venha a escolher para apoiar. A eleição em Parnaíba se define em apenas um turno, portanto o ideal é polarizar. Quanto mais nomes disputarem, melhor para o grupo de Mão Santa.
Entre nomes como Florentino Neto, Dr Hélio, (que também flerta com o governo), Rubens Vieira e outros, um deles surpreende, em todos os sentidos, que é o do jornalista Hilder Monção.
Hilder vem construindo uma base eleitoral muito forte, toda sustentada na atenção especial ao eleitorado, sem estabelecer confrontos de baixo nível, sempre buscando apresentar soluções para problemas das comunidades mais carentes e dos movimentos cooperativos.
Tem uma disposição política que vem causando espanto as chamadas “velhas raposas” , dialoga com todos, abre diariamente novas portas dentro do governo estadual e tem sobre si a vitória recente nas urnas, mesmo sem ter sido eleito deputado, sendo um suplente atuante , valorando a posição em que se encontra. Não se pode esquecer também o marco que foi a comemoração de aniversário, onde reuniu uma multidão em via pública .
Pra confirmar tudo isso a pesquisa Amostragem, quando retira a tal pergunta “com apoio de “ ( essa nova invenção das pesquisas ), e estimula os nomes dos pré-candidatos em âmbito geral, o nome de Hilder aparece em destaque vencendo todos, inclusive os seus concorrentes diretos dentro da base, até o já também pré-lançado, Florentino Neto, que tentou colocar a esposa, não havendo êxito e decidiu, ele mesmo, encarar a disputa.
Hilder Monção é o pré-candidato que certamente mais preocupa o grupo de Mão Santa. É, com certeza, o que eles menos querem como adversário, pois será muito difícil encontrar um discurso de ataque a Hilder.
A pesquisa Amostragem, a mais de um ano da eleição, fará muita gente enfiar a viola no saco, mas serve também para outros, como Hilder, entender que o sonho é possível, apesar das inevitáveis barreiras que um novo nome, que não é ungido pelos poderosos, tem que enfrentar. Esse filme já vimos. O final tem sempre grandes surpresas, em novas e inéditas cenas.