Eleições 2022

Eleitores tem até este sábado (29) para emitir o e-Título

O aplicativo será suspenso durante a votação no dia 30.

28 de outubro de 2022 às 10:12
2 min de leitura

Neste domingo (30), os brasileiros irão as urnas para eleger o novo presidente da República, e poderão levar tanto seus documentos físicos, como também usar o aplicativo do e-Título. Neste sábado (29), véspera das eleições, a emissão do e-Título estará suspensa e só voltará a ser liberada a partir do dia 01 de novembro.

Aplicativo E-TituloReprodução /TSE

O e-Título substitui os documentos pessoais, sendo uma maneira mais rápida, simples e prática de votar, ele também permite que os eleitores consultem seus locais de votação, justifiquem a ausência do voto entre outros serviços.

O Tribunal Superior Eleitoral orienta que os eleitores sigam as regras de utilização e baixem ou atualizem o app o quanto antes para evitar dificuldades que possam surgir ao deixar a emissão para a última hora.

Sendo utilizado desde 2018, o aplicativo já foi baixado por cerca de 30 milhões de pessoas por todo o país. Neste ano de 2022, mais de 13 milhões de pessoas já baixaram o app.

Para que serve o e-titulo

O e-Título substitui o documento em papel e pode ser utilizado como identificação, porem deve estar atualizado e com foto. Ele contém informações como nome, número de inscrição do título de eleitor, data de nascimento, número de zona eleitoral e seção, município, nome dos pais. O aplicativo ainda conta com um QR Code que serve para validar as informações.

O eleitor pode utiliza-lo se estiver com a biometria em dia com a Justiça Eleitoral. Se a foto não estiver aparecendo no aplicativo, ele não poderá ser usado para liberar o acesso à urna. Mesmo sem foto, o aplicativo ajuda a encontrar o local de votação.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas