Por Fábio Wellington
16 de setembro de 2026 às 22:07 ▪ Atualizado em 16/09 às 22:36
A disputa para o senado da república no Piauí segue muito acirrada entre os nomes de maior visibilidade. São duas vagas, já que o senado renova mandatos para dois terços da casa. No Piauí, dois atuais senadores, Marcelo Castro e Ciro Nogueira lutam para renovarem suas vagas, mas o deputado federal Júlio César, com vasta experiência política e com uma forte base política, já que preside o partido PSD no Piauí, tornou-se um candidato muito forte, gradualmente ao longo da campanha eleitoral.
Júlio César e Marcos Kalume Ao contrário da campanha para o governo, onde se vê uma vantagem razoável do governador Rafael Fonteles sobre Joel Rodrigues, em números que se assemelham em todas pesquisas, a campanha par ao senado tem características de uma batalha voto a voto entre os três principais nomes. Júlio César disputa a eleição em chapa que conta com o reforço da candidatura de Rafael e da parceria formal com Marcelo Castro. Ciro foi eleito senador para o mandato atual, ao lado de Marcelo Castro, com Wellington Dias encabeçando a chapa para o governo. Agora, Ciro é candidato em uma chapa de oposição, quando Júlio César se torna o parceiro de Marcelo e vice-versa.
Parcerias entre candidatos ao senado favorece muito a reforço do segundo voto de forma cruzada. Isso deve favorecer Júlio César na atual disputa.
Lula, Wellington Dias, Rafael Fonteles, Marcelo Castro, Júlio César, Washington Bandeira Júlio César começou a campanha sendo visto como pouco provável a se eleger, mesmo com toda a estreita que dispõe, mas a cena foi se modificando a partir de novos apoios recebidos e pela atuação que vem tendo no corpo a corpo da campanha. O clima de otimismo está instalado entre os defensores da campanha de Júlio. Alguns apoiadores chegam a dizer, nos bastidores, que uma das duas vagas será certamente de Júlio, já a outra, dizem: “não sabemos de quem será”.
De segunda a sexta, um resumo dos fatos que importam, direto no seu e-mail e de forma gratuita.
Eleições 2026
Ataques
Crime
Eleições 2026
Colunão do Feitosa
ACIDENTE
Eleições 2026
Eleições 2026
No Instagram
Requerimento
Abordagem
ACIDENTE
DECISÃO JUDICIAL
Coluna Lugar de Fala
ELEIÇÕES 2026
Os bastidores do poder no Piauí e no Brasil. A notícia sem rodeios. Lupa1 é jornalismo imparcial com conteúdo exclusivo e diário.
Termos de uso Política de Privacidade Princípios Editoriais
© 2026 Portal Lupa1. Todos os direitos reservados.