STF forma maioria pela condenação da deputada federal Carla Zambelli
Com a condenaçao, a parlamentar pode ser presa e perder seu mandato na Câmara Federal
O Supremo Tribunal Federal já tem votos suficientes para condenar a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a cumprir 5 anos e 3 meses de prisão por perseguição armada ao jornalista Luan Araújo, em outubro de 2022, e cassar seu mandato.
A maioria foi alcançada nesta terça-feira (25), com o voto do ministro da Corte Dias Toffoli, que antecipou o seu voto , somando assim 6 votos de 11. O julgamento foi suspenso depois que o ministro Nunes Marques pediu vista, nesta segunda-feira (24). Com o voto antecipado de Toffoli, o placar pela condenação e cassação está em 6 X 0.
Nunes Marques tem um prazo de 3 meses para avaliar se Zambelli será condenada ou absolvida e, então, liberar o julgamento, que será remarcado pelo presidente da Corte, o ministro Luís Roberto Barroso. Os votos já proferidos continuam valendo na retomada do julgamento. Todos que votaram, até o momento, pediram a condenação da ré a 5 anos e 3 meses de prisão, em regime semiaberto, além da perda do seu mandato como congressista.
Os ministros do STF que já votaram condenaram Zambelli por ambos os crimes pelos quais a deputada foi denunciada pela PGR (Procuradoria Geral da República). São eles:
- Porte ilegal de arma de fogo (pena de reclusão de 2 a 4 anos);
- Constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo (pena de detenção de 6 meses a 2 anos).