Nunes Marques suspende julgamento de Carla Zambelli no STF
Deputada foi denunciada por perseguição com arma de fogo em 2022.
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Nunes Marques, pediu vista no julgamento da deputada federal Carla Zambelli, nesta segunda feira (24). Se condenada, a parlamentar pode cumprir 5 anos e 3 meses de prisão por perseguição armada ao jornalista Luan Araújo, em outubro de 2022.
A alegação para o pedido de vista foi a de que ele precisa de mais tempo para avaliar o processo. A partir de agora, Marques agora tem o prazo de 3 meses para avaliar se condena ou absolve Carla Zambelli. Após a decisão, o julgamento será liberado novamente e terá uma nova data, determinada pelo presidente da Corte, ministro Roberto Barroso.
Apesar da suspensão, o ministro Cristiano Zanin, que ainda vai votar, já antecipou seu voto. Ele deve acompanhar o relator, Gilmar Mendes. Todos que votaram, até o momento, pediram a condenação da ré a 5 anos e 3 meses de prisão, em regime semiaberto, além da perda do seu mandato como deputada federal.
A deputada Carla Zambelli foi denunciada pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo, com pena de reclusão de 2 a 4 anos e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo, com pena de detenção de 6 meses a 2 anos.
Em seus votos, os ministros reforçaram que a cassação do mandato se dê depois julgamento do caso, quando não couber mais recursos. O julgamento está acontecendo no plenário virtual no STF. A análise da condenação da deputada se encerraria às 23h59 da próxima sexta-feira (28).