Confira os assuntos políticos mais comentados da semana no Piauí
Um resumo descontraído do Lupa1 para entender sobre a política local em um ou dois minutos.
O Lupa1 realiza todo fim da semana o Minuto Político, um apurado descontraído sobre os assuntos políticos mais comentados durante a semana no Piauí.
Tucanos se sentem “atropelados” por decisão de Bárbara
Bárbara do Firmino iniciou no começo da semana a movimentação para se filiar ao PSDB. A deputada falou ser seu sonho aderir a sigla, liderada por seu pai ao longo de boa parte de sua carreira política. Os líderes do seu atual partido, o Progressistas, deram carta branca para a mudança. O problema mesmo veio do diretório nacional do PSDB. Os líderes tucanos não gostaram nada de não terem sido comunicados dessa situação e se sentiram “atropelados” pela pré-candidata, que tratou do assunto diretamente com o presidente nacional do partido, Eduardo Leite, durante reunião em Brasília.
Lupa1
Provável anulação de biênio provoca tensão na base de Rafael
A expectativa de anulação da eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa do Piauí para o segundo biênio (2024-2025), tencionou a relação entre o PT e o MDB. Franzé Silva (PT) e Severo Eulálio (MDB), foram eleitos, respectivamente, para comandar a casa em um único dia. Porém, a decisão do ministro Dias Toffoli (STF) que analisa a suspensão da mesma situação no Estado do Tocantins trouxe à tona a discussão entre os dois partidos sobre o destino da mesa diretora da casa.
Em primeiro momento Franzé afirmou que a Alepi não ficaria na ilegalidade, e que o acordo entre os partidos, em uma nova eleição, dependeria do “ambiente harmonioso” da casa para se manter. Severo rebateu a tese, afirmando que a situação do Piauí é totalmente diferente da do Tocantins e que o legislativo estadual piauiense não deveria tomar decisões com base na situação de outro estado. Após as declarações, o presidente da casa mudou o tom, declarando que se depender dele, caso a anulação se concretize, as tratativas navegarão em águas tranquilas para manutenção da aliança entre os dois maiores partidos da base do governador.
Após perder Saad, Zé Nito diz que agora faz oposição a Dr. Pessoa
O vereador Zé Nito (MDB), durante sessão na Câmara na quarta-feira (31), disse que agora faz declarada oposição ao Dr. Pessoa dentro do legislativo municipal. Segundo ele, o prefeito pode ficar à vontade para rastrear seus indicados no Palácio da Cidade e exonerar a todos. O discurso do vereador é muito diferente do dia em que sua indicação na prefeitura, o ex-superintendente da Saad Sudeste, José Lopes, foi exonerado. Na ocasião, o tom de Zé Nito era pacificador - de que a relação com o prefeito continuava boa - agora a situação é outra, o vereador deixou claro que não quer acordo e que segue mesmo em apoio a pré-campanha de Marcos Aurélio Sampaio (PSD).
Ezequiel de Sá/Lupa1
Franzé deixa escapar pretensão de candidatura de Jeová
Durante entrevista na Assembleia Legislativa, Franzé Silva (PT) deixou escapar a avaliação de uma possível descompatibilização de Jeová Alencar (Republicanos) do legislativo estadual caso o deputado licenciado venha disputar a Prefeitura de Teresina em 2024. Apesar de negar que o assunto tenha sido tratado durante a visita de Jeová à Alepi, a possibilidade levantada ficou no ar - tornando cada vez mais difícil para Jeová negar que tenha pretensão de se candidatar no pleito majoritário.
Lupa1