Nove milhões de pessoas serão notificadas sobre descontos irregulares no INSS
Canais Meu INSS e a Central de Atendimento 135 vão informar qual associação realizou o desconto, o valor cobrado e o período.
A partir desta quinta-feira (08), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passou a notificar 27 milhões de aposentados e pensionistas que não foram prejudicados pelo esquema de descontos indevidos nos benefícios. A medida tem como objetivo fortalecer a transparência e garantir a tranquilidade de segurados e familiares, além de evitar golpes.
Já na próxima terça-feira, (14), o INSS irá notificar 9 milhões de beneficiários que tiveram descontos identificados pelo Governo Federal. Nessa etapa, os canais Meu INSS e a Central de Atendimento 135 vão informar qual associação realizou o desconto, o valor cobrado e o período. A partir desses dados, o segurado poderá confirmar ou contestar o vínculo de forma simples e digital.
As associações contestadas terão 15 dias úteis para apresentar documentos que comprovem a filiação, a autorização para desconto e a identidade do segurado. Caso não comprovem, deverão devolver os valores cobrados indevidamente.
RESSARCIMENTO
O Governo Federal anunciou ainda que nesta quinta-feira (08), 12 associações tiveram bens e contas correntes e de investimentos bloqueados, com vistas a ressarcir as pessoas prejudicadas. A soma dos bens já bloqueados, e que serão usados para restituir danos a aposentados e pensionistas, é superior a R$ 2 bilhões. Os dirigentes também já tiveram passaportes bloqueados para que não possam viajar para fora do país.