TRE Amapá realiza curso eleitoral para fortalecer candidaturas Afro e Indígenas
O curso tem como público-alvo filiadas e filiados dos partidos políticos no Amapá
A abertura do IV Curso de Campanha Eleitoral para Mulheres - Eleições 2024, realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) através da Escola Judiciária Eleitoral do Amapá (EJE-AP), contou com a presença do Presidente do TRE do Amapá, desembargador João Lages, desembargador Rommel Araújo e demais membros da Corte Eleitoral amapaense, e ainda, da ministrante Valéria Aladim.
O evento contou também com diversos seguimentos sociais e teve a participação do grupo de dança afro da Dona Florzinha.
O curso teve início no dia (4) e segue até hoje (5)de julho, com o tema "Fortalecendo candidaturas dos povos originários e afrodescendentes", no Plenário da sede do TRE-AP.
Aberto ao público geral, o curso tem como público-alvo filiadas e filiados/responsáveis por partidos políticos, membros do Legislativo, Executivo, pré-candidatos, acadêmicos, membros do Ministério Público e a sociedade em geral.
Com a proximidade das eleições de 2024 e a observação dos diversos fenômenos jurídicos relevantes para esses grupos.
O curso busca dialogar com os principais atores para apresentar alternativas para esses problemas e buscar avanços no tema.
"O Brasil é um país preto e feminino, considerando que mais de 50% da população é composta por afrodescendentes e mulheres, que são membros ativos no processo eleitoral. No entanto, esse número não se equilibra na representação política nacional e nem em suas candidaturas a cargos eletivos. Tanto nas estruturas dos partidos políticos quanto nos cargos dos Poderes (municipais, estaduais e nacionais), observa uma sub-representação que precisa ser abordada, visando contribuir para apontar caminhos que objetivem minimizar essa deficiência", comentou a ministrante do curso, mestra Valéria Dias Paes Landim.
Valéria Paes Landim é Presidente Fundadora do Instituto Candidaturas Femininas e do Observatório de Candidaturas Femininas; Coordenadora Nacional do Comitê de Etnia e Raça da ABRADEP; Consultora Externa da CAOESTE/Transparencia Electoral Internacional. Mestra e Doutoranda em Direito Constitucional no IDP; Professora e Palestrante; Advogada e Consultora Política de Partidos Políticos no Brasil. Participante da 3ª sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes do Alto Comissariado da ONU em Genebra, Suiça.