Hemoap convoca doadores com tipagem B+
Voluntários podem realizar doações espontâneas ou agendadas.
Para manter o nível de estoque estável, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) está convocando doadores de sangue com tipagem sanguínea B +. A proximidade do período de férias contribui para a redução das doações, o que pode comprometer o atendimento dos hospitais que são abastecidos pelo instituto.
O hemocentro é responsável por abastecer toda a rede de saúde pública de saúde do Amapá, além de instituições conveniadas. Segundo o diretor-presidente do Hemoap, Eldren Lage, para manter o estoque de sangue em níveis seguros, são necessárias pelo menos 100 coletas diárias.
"Atualmente, temos no sistema do Hemoap registrados 180 mil doadores e somente 20 mil são repetição, que são doadores frequentes e que realizam pelo menos três coletas anuais. Os doadores de tipagem considerada rara, são menores ainda, então o chamamento é um incentivo para os que já são cadastrados, e também para atrair novas pessoas com essas tipagens de sangue", destaca Lage.
Para doar, é necessário pesar acima de 50 kg; ter idade entre 16 e 69 anos; estar em boas condições de saúde; não ter testado positivo para Covid-19 nos últimos 30 dias e não ter apresentado sinais ou sintomas de gripes nos últimos 14 dias. Menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis.
É indispensável estar descansado e bem alimentado antes de realizar a doação. Os intervalos de tempo para doação de sangue são de 2 meses para homens e 3 meses para mulheres. Uma bolsa de sangue é capaz de salvar até 4 vidas.
Serviço
O hemocentro fica na avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a rua Jovino Dinoá. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30. As doações de sangue podem ser realizadas por comparecimento espontâneo ou solicitadas através de agendamento via WhatsApp pelo número: (96)
98414-1779.