Júlio Chaves

Você sabe o que é um Lighting Designer?

A luz é a forma de expressão da matéria, na qual o mundo físico passa a ser percebido por nós.

14 de fevereiro de 2022 às 09:37
3 min de leitura

Existem vários teóricos que falam sobre o desaparecimento e surgimento de várias profissões e como devemos ser multidisciplinares nos novos tempos. Dentro do design e da arquitetura surge uma nova profissão que vem crescendo muito em todo o mundo, o Lighting Designer, que é um profissional que trabalha com projetos luminotécnicos, trabalhando a luz dentro e fora dos ambientes, valorizando a arquitetura e o paisagismo.

Foto: espaço Yoga/Projeto Júlio Chaves
Mas o que é exatamente um Lighting Designer e o que é a luz dentro de um projeto? Primeiramente, esse profissional deve saber lidar com as emoções e ter conhecimento das tecnologias dentro do mercado atual, além de noções de saúde e de como a luz pode afetá-la.

Foto: projeto temático Star Wars com fibra ótica/ Projeto Júlio Chaves

A luz é a forma de expressão da matéria, na qual o mundo físico passa a ser percebido por nós. Tornando-se um poderoso instrumento na configuração dos espaços, podendo modificá-los visualmente e mantendo-os inalterados fisicamente, tornando-se um elemento poético, pois metaforicamente falando, passa a dar vida e alma aos elementos físicos.

Foto: projeto temático Star Wars com fibra ótica/ Projeto Júlio Chaves

A luz deve ser pensada de uma forma que gere estímulos visuais adequados para se perceber o espaço, suas simetrias e cores. O projeto deve ser trabalhado pensando em todos os sentidos e como vamos perceber o nosso meio externo para termos qualidade de vida dentro de nossos espaços.

Além de contemplar especificidades da atividade a ser desenvolvida em cada ambiente e o impacto ergonômico da iluminação. Visto que, os efeitos causados pela iluminação excessiva podem causar desconfortos visuais e ocasionar estados elevados de emoções negativas.

Deve haver um diálogo entre o espaço e seus usuários. Isso pode ser feito através do uso adequado da iluminação, onde ela deve ser controlada para atender às necessidades do momento, para que haja um melhor conforto e se possa criar novas atmosferas e revelar a tridimensionalidade dos objetos decorativos.

Ela tende a influenciar as respostas emocionais dos indivíduos que ocupam os espaços, além das sensações de bem-estar estarem diretamente relacionadas com a luz. A iluminação é de vital importância na vida das pessoas, tanto a natural quanto a iluminação artificial, e devem ser igualmente bem projetadas, gerando, assim, estímulos aos nossos organismos e tornando os espaços acolhedores, seguros, confortáveis e funcionais.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas