Rafael Fonteles apresenta avanços do Piauí em segurança pública no Fórum de Lisboa
Governador destacou uso de inteligência artificial para reduzir crimes e facilitar registros de ocorrência.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), apresentou nesta sexta-feira (4) os avanços tecnológicos do estado na área de segurança pública durante a 13ª edição do Fórum de Lisboa, em Portugal. O evento, considerado um dos principais espaços internacionais de debate sobre Direito, democracia e sustentabilidade na era digital, marca o início da agenda oficial do governador em missão por países europeus até o dia 9 deste mês.

Rafael foi um dos convidados do painel “Estado Inteligente: Governança, Tecnologia e Segurança no Mundo Contemporâneo”, ao lado do secretário de Segurança de São Paulo, Guilherme Derrite, e do presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Severo Eulálio. O painel reuniu autoridades brasileiras e portuguesas, além de acadêmicos e representantes da sociedade civil.
Durante discurso, o governador destacou as iniciativas do Piauí que incorporam tecnologia e inteligência artificial para combater a criminalidade. Entre os exemplos citados, estão a redução de roubos de celulares e veículos por meio de sistemas de monitoramento integrados e o lançamento do BO Fácil, ferramenta digital desenvolvida no estado para registro de ocorrências.
“Apresentamos os exemplos exitosos da política de segurança do Estado do Piauí, especialmente os resultados na recuperação e redução do roubo de celulares e veículos, além do BO Fácil, que utiliza inteligência artificial desenvolvida no próprio estado, em português”, explicou Fonteles.
Ele também falou sobre a SoberanIA, uma plataforma que reúne infraestrutura de alto desempenho, governança de dados e expertise técnica local para oferecer soluções em inteligência artificial. Segundo o governador, o objetivo é tornar o estado referência em inovação aplicada à segurança pública, ampliando o uso de tecnologia para prevenção de crimes e melhoria dos serviços à população.
A participação no Fórum de Lisboa foi a primeira atividade oficial de Rafael Fonteles na missão internacional, que inclui visitas a outros países europeus para atrair investimentos e firmar parcerias em tecnologia e desenvolvimento sustentável.