Júlio Chaves

Urbanismo em Teresina

É necessário ativar nossas fachadas, diversificar os usos dos edifícios e reestruturar espaços públicos adormecidos.

19 de março de 2022 às 16:00
4 min de leitura

A cidade de Teresina possui diversos problema urbanísticos que precisam ser melhor analisados. O que podemos falar sobre os nossos bairros e qual sua relação entre as comunidades?

A Jornalista estadunidense e escritora Jane Jacobs, por exemplo, defendia que os bairros deveriam ter mais de uma função. A combinação de usos precisa garantir que as pessoas circulem nas ruas em horários variados, em todos os dias da semana, por motivos diferentes, e que sejam capazes de usar boa parte da infraestrutura urbana.

Jane Jacobs

Ela defendia uma complexidade nos usos dos bairros, ou seja, ter função comercial, residencial, possuir escritórios e cafés nas esquinas, o que garantiria uma maior segurança nos espaços, pois as pessoas estariam constantemente transitando. Defendia, ainda, quadras curtas melhorando assim a circulação dos pedestres, criando uma maior densidade e encontro de pessoas.

A autora discorre ainda sobre o termo “os olhos da rua”, se referindo ao uso, ocupação e permanência das pessoas nas ruas e espaços públicos, o que traria segurança ao meio. Se pararmos para analisar é isso que precisamos em nossas cidades!

De acordo com arquitetos e urbanistas precisamos de espaços convidativos de transição e permanência da população. Esse é o ponto chave: É necessário ativar nossas fachadas, diversificar os usos dos edilícios, reestruturar espaços públicos adormecidos.

Precisamos trazer vida e diversidade nas cidades, por meio por exemplo de intervenções urbanas, com o objetivo de criar conexões entre as pessoas.

Deve haver uma necessidade de arquitetos e urbanistas trabalharem de maneira integrada ao poder público municipal para analisar as condições das regiões da cidade. Além de possíveis fatores de disponibilidade orçamentária que possam limitar o desenvolvimento de determinados trabalhos para melhorias de espaços públicos.

Essas melhorias referem-se, por exemplo, à promoção de espaços públicos que permitam as relações entre as pessoas e otimizem o usufruto da cidade através do planejamento estratégico que possa potencializar essa ocupação. Outro fator a se analisar é quanto à mobilidade urbana, ou seja, é importante fortalecer as condições de deslocamento de pessoas na cidade nos mais diferentes modais de transporte, para que todas tenham possibilidade de deslocar-se à diferentes pontos da cidade e usufruírem dos espaços.

De acordo com Jane Jacobs, precisamos compreender melhor a sociedade, as comunidades, seus hábitos e atividades para obtermos bons resultados na mudança de espaços urbanos.

Uma tendência na nossa cidade atualmente é a criação cada vez maior de condomínios fechados, tornando esses espaços segregados dos demais. O aspecto “os olhos da rua”, defendido por Jane Jacobs, aqui estaria desfavorecido, uma vez que, em casos de condomínios fechados muitas vezes tem-se um quarteirão inteiro murado, ou seja, a conexão externo-interior é perdida, a fachada que poderia ser ativa, não é.

Exemplo de um trecho do bairro Jóckey onde há uma complexidade de usos, com cafés, escritórios, prédiosresidenciais e comerciais, lojas e praças:

A cidade deve possuir projetos que ajudem a promover as conexões entre as pessoas e sua relação com o próprio bairro. No caso de Teresina, tem-se o que se conhece como cidade espraiada, onde há um centro comercial e áreas periféricas predominantemente residenciais.

Devido a isso, surge a importância de analisar diversos aspectos como, diversificar a oferta de serviços em diferentes regiões da cidade, além de promover a mobilidade urbana para que pessoas tenham facilidade de usufruto de serviços e condições de deslocamento.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas