Júlio Chaves

Um novo cenário em Teresina

Teresina tem se tornado uma capital com número cada vez maior de cafeterias.

14 de junho de 2022 às 20:00
3 min de leitura

Teresina tem se tornado uma capital com número cada vez maior de cafeterias. Isso tem trazido aos teresinenses novos hábitos, não só de tomar seu tradicional cafézinho de final da tarde, mas agora de sair para os diversos cafés, trazendo, assim, aos nossos bairros uma complexidade de usos, criando multiplicidade de laços comunitários.

As cidades devem ser feitas para pessoas se conectarem, criarem relações interpessoais através de espaços que possam servir como elementos dessas interações. Para isso acontecer, elas devem ser compactas e com certa densidade populacional.

O arquiteto e urbanista dinamarquês Jan Gehl, no livro Cidade Para Pessoas, destacou que a cidade deve ter o maior número de oportunidades para as pessoas se encontrarem.

Os cafés são sempre citados por grandes teóricos do urbanismo, porque trazem aos bairros diversidade de uso, além de se tornarem pontos de encontro entre a população. Criando, assim, novas conexões e melhorando a dinâmica entre vizinhos.

Região do Jóckey com maior concentração de Cafés

No decorrer da história, a bebida se tornou um dos produtos mais cobiçados do mundo, sendo encontrado em lanchonetes gourmet, cafeterias até no lugar mais remoto do sertão.

A Etiópia é considerada o berço do café, sofrendo posteriormente influência dos turco-otomanos e dos árabes. Já na Europa, o café foi introduzido no século XVII.

Já no Brasil, o café chegou à região Norte por Belém em 1727, marcando o agronegócio no país. Hoje as áreas cafeeiras estão concentradas no Centro-Sul, com os estados de Minas Gerais e São Paulo.

Durante a Belle Époque, final do século XIX e início do século XX, os cafés passaram a ser ponto de encontro de artistas, poetas e filósofos, como o Brasserie Lip, frequentado por Pablo Picasso, e o Café de La Paix pelo escritor Oscar Wilde.

Orso Nero Café na Itália

Mas a qualidade de uma boa cafeteria não diz respeito apenas ao espaço físico, e sim de todas as características dos grãos que são oferecidos, desde a colheita, passando pela torrefação até a moagem final.

Em termos de Design e Arquitetura, todos os elementos inseridos nestes estabelecimentos contribuem diretamente para o sucesso e permanência no mercado, como o estudo adequado da iluminação, os materiais, o mobiliário e o layout, por exemplo. Além de outros fatores que irão trazer equilíbrio, harmonia, e fazer com que o usuário permaneça ou não no local.

Hoje em Teresina temos grandes profissionais em nível internacional, como o MattCafeína, que é o primeiro barista diplomado pela associação internacional de cafés especiais (SCA) e o primeiro torrefador de cafés especiais do Estado do Piauí.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas