Júlio Chaves

Iluminação em espaços urbanos

11 de abril de 2022 às 17:54
3 min de leitura

A visualização do entorno dentro de um espaço urbano se dá através de uma iluminação eficiente e adequada para cada espaço, englobando ruas, calçadas, fachadas e monumentos que devem ser pensados na hora se projetar.

A relação entre luz e pessoas devem ser pensados através do estudo antecipado da cultura local, do comportamento dos seus usuários, questões econômicas, políticas e de como essas interagem entre si.
Teresina já passou por algumas intervenções urbanas relacionadas a projetos luminotécnicos, em praças avenidas, parques e ruas.

Iluminação em espaços urbanos Reprodução


Como analisar e entender de forma simples, mas levando em consideração de uma forma mais técnica tais intervenções?

Primeiro devemos pensar que uma iluminação urbana deve ser eficiente. Para isso deve possuir alguns requisitos como questões relacionadas as funções de tais lugares, o tipo de usuários, a confortabilidade, aspectos ambientais, a tecnologia a ser utilizada e se é acessível para a região. É necessário primeiramente profissionais capacitados e antenados com as novas tecnologias, além de conhecimentos arquitetônicos para que ambos os projetos estejam conectados, para que haja uma relação visual do usuário com a arquitetura e o urbanismo.

Devemos analisar a vegetação local para melhor distribuir as luminárias evitando sombras indesejadas nas calçadas evitando assim acidentes.

Iluminação em espaços urbanos Reprodução

Podemos também criar áreas de interesse e atração por parte dos usuários dos espaços urbanos, tanto de turistas como de pessoas que ali residem. Esse é um fator importante para a valorização dos nossos espaços urbanos, pois criam atmosferas, hierarquias, focos de atração e interesse, estimula as pessoas a andarem e apreciarem mais a nossa arquitetura e nossos monumentos históricos.

A iluminação deve ser pensada tanto para o pedestre, iluminando de forma adequada as nossas calçadas que são de grande importância para vida urbana (pois motivam as pessoas a andarem mais) evitando transtornos indesejados e facilitando a orientação. Quanto aos automóveis, a correta iluminação pode, a partir daí, evitar certos acidentes com vias, placas e sinalizações bem iluminadas.


Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas