Júlio Chaves

Acupuntura urbana

As cidades devem ser compactas e proporcionais à densidade populacional.

03 de maio de 2022 às 08:29
2 min de leitura

As cidades devem ser feitas para as pessoas se conectarem e criarem relações interpessoais. Os espaços como parques, ruas com murais e arte urbana servem como elementos dessas interações.

As cidades devem ser compactas e proporcionais à densidade populacional, ou seja, quanto mais pessoas em uma região, mais o urbanismo deve ser pensado e projetado artisticamente. Jan Gehl, arquiteto e urbanista dinamarquês, destacou que o elemento primordial da cidade deve ser a escala humana, com o maior número de oportunidades de encontro entre as pessoas.

Jan Gehl, arquiteto dinamarquês Reprodução

Os espaços devem ser valorizados para que isso aconteça. A exemplo disso, há questões primordiais que são levadas em consideração, como mobilidade urbana, acessibilidade e sustentabilidade.

Existem elementos marcantes e que podem ser explorados para determinadas intervenções, solucionando assim problemas de abandono, degradação e incentivando o encontro entre as pessoas.

Parque da Cidadania Reprodução

Em Teresina temos um exemplo de acupuntura urbana realizada ao lado da Estação Ferroviária: um prédio histórico tombado pelo IPHAN e inaugurado em 1929, incentivando de forma democrática o encontro entre a sociedade. Com lagos, quadras de esportes, pistas para bicicleta, áreas para piqueniques e bastante arborizado.

Parque da Cidadania Reprodução

Os espaços devem ser projetados para as pessoas e isso pode ser feito através do design participativo, onde as comunidades podem e devem participar das decisões do projeto. A própria história mostra como o planejamento das cidades influencia no comportamento da sociedade.

O Parque da Cidadania tem chamado pessoas de diferentes bairros para se encontrarem cada vez mais. É um exemplo vivo em Teresina de como a renovação dos espaços podem mudar o comportamento das pessoas.

Parque da Cidadania Reprodução
Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas