Júlio Chaves

A luz e o meio ambiente

13 de janeiro de 2022 às 08:55
2 min de leitura

Níveis excessivos de iluminação artificial são prejudiciais para vida de todos os seres vivos, incluindo plantas e animais. As primeiras pessoas a mostrarem interesse por questões ambientais relacionadas à poluição luminosa foram os astrônomos devido a dificuldade em observar o céu noturno, a chamada poluição luminosa astronômica, surgindo depois o termo poluição luminosa ecológica, que tem efeitos diretos sobre a vida de seres vivos.

Projeto luminotécnico realizado em Campo Maior Júlio Chaves

A poluição luminosa dificulta a observação das estrelas por exemplo, pois projeta a luz para o céu, além de prejudicar o círculo circadiano, ou o relógio biológico de todos os seres vivos que vivem em tais espaços. Um grande problema que acontece muito hoje, é o uso de projetores em condomínios de casas, fazendo com que a luz invada nossas janelas, atrapalhando o sono de quem ali vive. O uso inadequado da iluminação, também pode atrair insetos vetores de doenças, que por sua vez acaba atraindo morcegos que se alimentam de tais insetos.

Projeto realizado em Campo Maior - PI Júlio Chaves

Uma outra questão a ser abordada seria a das aves, cujo excesso de iluminação noturna provoca danos como o fato delas se esbarrarem em fontes luminosas, faróis e refletores, ou simplesmente áreas exageradamente iluminadas, acabar afetando as rotas das aves migratórias. Todo um ecossistema pode ser colocado em perigo se determinadas áreas forem iluminadas de uma forma errada, além de ocasionar efeitos negativos sobre a biodiversidade.

Projeto realizado em Campo Maior - PI Júlio Chaves

O controle da radiação ultravioleta, pode minimizar a atração dos insetos, além do controle dos níveis de iluminâncias, evitando poluições luminosas, que podem ser feitos por profissionais especializados na área, e deve ser feito antes de qualquer grande obra, além de estar em harmonia com projetos de paisagismo, pois como vimos, isso pode ter profundo impacto ambiental.

Instagram: https://www.instagram.com/juliochavesdi/

Fonte: BARGHINI, A.; Antes que os vaga-lumes desapareçam ou Influência da iluminação artificial sobre o meio ambiente.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas