Sociedade Lupa1

Oficinas de argila e grafite fazem parte da programação da prévia do Festival GiraSol

O evento aconteceu na noite de sábado (29) e reuniu arte, música e cultura local.

30 de julho de 2023 às 11:58
3 min de leitura

No sábado (29) aconteceu o Pop&Art, prévia do Festival GiraSol, na Paria de Verão do Teresina Shopping. O evento reuniu uma programação plural com atrações musicais de vários segmentos, artistas plásticos, grafiteiros, fotógrafos, oficinas de artes urbanas e muito mais.

A Oficina de Argila reuniu dezenas de pessoas, que dedicaram-se na elaboração das peças. A modelagem estimula a sensibilidade e o potencial criativo através da linguagem artística vivenciada na transformação da matéria modelada.

Peças de argila

Peças em argila fazem parte da história de Teresina, em especial à cultura, artesanato e economia. Desde a década de 60, a antiga vila de pescadores, onde atualmente fica localizado o bairro Poty Velho e o Polo Cerâmico de Teresina, na zona Norte da capital, a argila é utilizada para trabalhos em artesanato e o instrutor da oficina, Samuel Brandão falou sobre a importância da prática.

Samuel Brandão na oficina de Argila — Foto: Eduardo Amorim/Lupa1

"Envolve gente jovem. Gente diferenciada aqui de Teresina e você dar um curso desse que é rústico, né? A nossa cidade foi criada através do Poti Velho, que foi um centro de de produção de argila, de artesanato, e você trazer isso pro festival e fazer com que as pessoas se envolvam nessa prática da cidade cria mais um vínculo afetivo do festival com a cidade".

Oficina de Argila — Foto: Reprodução/Festival GiraSol

Outra oficina que atraiu o público foi a de grafite, expressão artística que faz parte da cultura popular do hip hop. A produção do grafite se materializa em muros e paredes que compõem o ambiente urbano por meio de tinta em spray. Os grafiteiros expressam questões diversas que atravessam a realidade social, críticas e reflexões através das formas, cores e traços nos muros. O grafiteiro Malcom falou sobre a importância da oficina na prévia do Festival.

"Importante porque aproxima mais o público com os artistas locais, né? Artistas locais de todas as esferas, tem a galera da música, mas também tem a galera da das artes visuais. E é mais contexto de aula porque a gente vai repassando um pouco de conhecimento pra galera. Veio muito grafiteiro que já pintava, mas que agregou mais conhecimento. E essa oportunidade da gente se reunir, né? É muito importante assim, dar uma fomentada a mais".

Oficina de grafite — Foto: Reprodução/Festival GiraSol

Essa matéria foi escrita por Laura Cardoso

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas