Sherlock

Vereador desiste de PL que torna obrigatório uso de focinheira em cães

A pergunta que fica agora é: a democracia prevaleceu ou foi a pressão popular?

04 de junho de 2021 às 18:47
2 min de leitura

O vereador Venâncio Cardoso (PSDB) declarou nesta sexta-feira (04), que desistiu do projeto de lei que trata sobre a obrigatoriedade do uso de focinheira em animais de grande porte em locais públicos do município de Teresina.

O parlamentar publicou uma nota informativa nas redes sociais sobre o assunto, na qual explica que o motivo da desistência do PL foi a reação popular. A discussão sobre a obrigatoriedade do acessório nos animais causou uma grande discussão entre os teresinenses, principalmente nas redes sociais.

“Desde que a ideia foi anunciada, um debate profundo se instaurou nas redes sociais, fato que acompanhei de perto. Compreendo todas as posições e respeito das opiniões diversas, por isso tomamos essa decisão. Acredito que a democracia se fortalece quando o povo participa ativamente”, publicou o vereador.

De acordo com o requerimento nº008/2021, o vereador solicitou uma audiência pública para discutir o projeto e apresentou como justificativa que "o uso da focinheira são acessórios simples e bastante comum para a segurança de quem entra em contato com os cães, como também serve de proteção ao próprio animal, evitando acidentes".

O tema foi discutido até mesmo pelos leitores do Lupa1 através de uma enquete que questionou se o público é a favor ou contra a obrigatoriedade do uso da focinheira. Um total de 81% dos votantes declararam ser contra o PL e apenas 19% afirmaram ser a favor.

A pergunta que fica agora é: o que influenciou foi a democracia, como disse o vereador, ou foram as críticas?


Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas