Sherlock

Animais do Zoobotânico de Teresina serão transferidos para santuários

Ação aconteceu após polêmica envolvendo a reforma do local.

15 de julho de 2021 às 08:12
2 min de leitura

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) informou nessa quarta-feira (14), que firmou parceria com a Confederação Brasileira de Proteção Animal para esvaziar o parque Zoobotânico em Teresina. Os animais devem ser transferidos para um santuário ecológico.

A medida foi tomada após a polêmica envolvendo a reforma do local, que depois de ficar fechado por mais de 1 ano para serviços de revitalização, reabriu para visitação no início de junho deste ano, mas não agradou a população, que reclamou me sujeira, descaso e falta de estrutura para abrigar os animais.

As críticas e situação precária em que os animais se encontravam levou a vereadora Thanandra Sarapatinhas (Patriota) a acionar o Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) pedindo a retirada de todos os animais do Parque Zoobotânico de Teresina. A parlamentar denunciou que os animais são submetidos a situações degradantes.

A vereadora também encaminhou ofício à Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) e defendeu a transferência dos animais para um santuário.

O protocolo de esvaziamento do local está sendo preparado pela Semar para liberação dos animais, que serão levados para santuários e habitats naturais em outros lugares no Brasil com segurança. A Força Aérea Brasileira (FAB) irá fazer o transporte.

Com a nova medida tomada pela Semar na tentativa de "sanar" o problema, o que a população quer saber é como foram investidos os quase R$ 500 mil da reforma e o por que da transferência dos animais, se de acordo com a Semar, os problemas estruturais do Zoobotânico foram resolvidos durante a reestruturação do local.


Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas