Feitosa Costa

Crise na direção nacional do Cidadania gera incerteza no futuro do PSDB do Piauí

O PSDB faz parte de uma federação partidária com o Cidadania desde a eleição de 2022.

23 de agosto de 2023 às 08:37
5 min de leitura

Crise na direção nacional do Cidadania gera incerteza no futuro do PSDB do Piauí

O PSDB faz parte de uma federação partidária com o Cidadania desde a eleição de 2022 quando este instituto foi colocado em prática pela primeira vez no Brasil. A lei que criou a federação estabelece que ela só pode ser desfeita depois de quatro anos. No momento existe uma crise no Cidadania porque a maior parte da agremiação quer aderir ao governo Lula.

Partido Cidadania. - Foto: Reprodução

Governistas vão ganhar

Tudo indica que a ala que quer ser governo prevalecerá, derrubando o grupo do atual presidente, ex-deputado Roberto Freire, que defende ficar na oposição.

Presidente do Cidadania Roberto Freire. - Foto: Divulgação/Cidadania

Comando no Piauí

Como ficará o comando da federação no Piauí se a ala lulista tomar o partido a nível nacional? É claro que uma eventual direção governista vai querer influenciar no Piauí.

O que é federação?

A lei 14.208 sancionada em setembro de 2021 regulamentou a criação da federação partidária através da qual dois ou mais partidos poderão reunir-se em federação como se fosse uma única agremiação partidária por no mínimo quatro anos.

Partido de oposição

No Piauí o PSDB é partido de oposição, principalmente em Teresina onde tem um histórico de hegemonia eleitoral mas está preso à legislação eleitoral que registrou a federação com o Cidadania.

Refém da nacional

O oposicionista PSDB do Piauí hoje é refém da direção nacional da Federação, que mesmo aparentando postura independente tem importante ala que votou em Lula para presidente.

Tasso foi um...

O ex-governador do Ceará e ex-senador Tasso Jereissati, referência nacional do PSDB, votou em Lula para presidente da República e tem influência na direção nacional.

Lula e Tasso Jereissati. - Foto: Ricardo Stuckert

Em cima do muro

Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul que votou em Bolsonaro, é o presidente nacional do PSDB, mas sua posição está mais para " em cima do muro" do que para oposição.

Eduardo Leite. - Foto: Agência Brasil

Resta esperar

Oposicionistas convictos resta aos dirigentes do PSDB do Piauí, partido que abrigou Firmino Filho por toda sua carreira política, esperar e esperar.

Como vai ser

Depois que o Cidadania resolver sua questão de comando, deverá acontecer um novo acerto com a direção nacional do PSDB, quando tudo indica que será estabelecido o comando da federação para o partido de Fernando Henrique Cardoso.

Direito de ser oposição

Confirmado o comando da federação para o PSDB, levando em consideração a influência de Luciano Nunes, principalmente, junto à direção nacional, o PSDB do Piauí pode ter o direito de ser oposição.

Presidente regional do PSDB, Luciano Nunes. - Foto: Fábio Wellington

Em Teresina, Dr. Pessoa sobe o tom e dispara acusações

Bala na agulha

Dr. Pessoa quer mostrar que tem muita bala na agulha. Subiu o tom do discurso nas últimas horas e fez acusações pesadas contra os institutos de pesquisas.

Dr. Pessoa durante discurso. - Foto: Ezequiel de Sá/Lupa1

Pesquisas

Dr. Pessoa disse que tem documentos guardados que provam ter sido vítima de pesquisas falsas.

Zé Mané

Dando a entender que se referia ao deputado estadual Fábio Novo, que havia feito críticas à sua administração, se referiu ao adversário como "Zé Mané".

Dr. Pessoal e Fábio Novo - Foto: Reprodução

Grande armação

Dr. Pessoa, numa entrevista ao jornalista Gustavo Almeida, disse estar sendo vítima de uma grande armação.

Pergunta no viaduto...

Por que Jeová Alencar faz questão de deixar claro que seu filho é seu único candidato a vereador?

Jeová e Samuel Alencar. - Foto: Reprodução
Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas