Coluna Política em Pauta

Júnior Santos

Vinicius Nascimento rebate Fábio Xavier sobre orientação de bases: "Têm que ter lado"

Fábio Xavier defendeu que lideranças articulem entendimentos a partir das circunstâncias de cada município. Líder do governo discorda.

14 de abril de 2025 às 16:00
5 min de leitura

O líder do governador Rafael Fonteles (PT) na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), o deputado Vinicius Nascimento (PT), discorda, em entrevista, da estratégia defendida por seu correligionário, o deputado licenciado e secretário do Agronegócio, Fábio Xavier (PT). Fábio advoga que as lideranças fiquem livres para costurar suas próprias articulações a partir das circunstâncias políticas de cada município, podendo votar, inclusive, em Ciro Nogueira para senador — em se comprometendo, claro, a apoiar a reeleição do governador em 2026.

Petistas, Vinicius Nascimento e Fábio Xavier. Foto: Montagem.

Já Vinicius acredita que a estratégia das lideranças aliadas do governo tem que estar muito bem alinhada e amarrada — reeditando a chapa do “time do povo” de 2022. O líder acredita ser importante que as bases demonstrem “ter um lado”.

“Você tem que ter lado, o lado do presidente Lula, o lado do governador Rafael, o lado dos deputados da base, então isso aqui tem que ser bem trabalhado. Todas as políticas progressistas, todas as políticas sociais, elas só tiveram avanço com o presidente Lula no comando. Quando você tem um presidente que realmente é sensível às causas sociais, você precisa também de um Senado que seja sensível às causas sociais. Então, o primeiro momento dos deputados da base, a orientação é que a gente tenha o lado do presidente Lula defendido e o lado do governador Rafael defendido. E, a partir daí, que vai ter todas as discussões. A gente não sabe ainda o cenário político que vai ser em 2026. Afinal de contas, já se cogita até que o senador Ciro pode ser o candidato a vice-presidente do lado do candidato do Bolsonaro”, disse.

Jeová admite estar sendo “queimado” para Sílvio

Jeová Alencar - Foto: Gustavo Almeida/Lupa1

O vice-prefeito de Teresina, Jeová Alencar (Republicanos), admitiu que está sendo “queimado” para o prefeito Sílvio Mendes (União Brasil), através de publicações em sites de notícias e “fuxicos” de bastidores. No entanto, o ex-deputado afirma não estar preocupado com os ataques e atribui-os à “difícil campanha” de 2024.

“A gente tem visto alguns tópicos em alguns portais, em alguns jornalistas, mas, assim, eu não vou responder. Eu acho que a nossa preocupação, o nosso foco, é a cidade de Teresina. A cidade tem problemas sérios e precisa ser enfrentados com muita seriedade de pé. E é isso que a gente vem fazendo, não só o Jeová, mas o prefeito Sílvio Mendes, toda a sua equipe. Essa foi uma eleição difícil, que nós tivemos lá à frente, de forma muito ativa. Talvez isso incomodou muita gente e o reflexo é isso aí”, falou.

Justiça Eleitoral decide manter Tatiana Medeiros presa

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) decidiu, por 5 votos a 2, pela manutenção da prisão preventiva da vereadora Tatiana Medeiros (PSB), detida no dia 3 de abril por suposto envolvimento com facções criminosas e financiamento ilícito de campanha eleitoral.

Vereadora eleita Tatiana Medeiros - Foto: Larisse Lopes/ Lupa1

Dentre os argumentos usados pela acusação estão: a possibilidade de a acusada interferir nas investigações, dada a sua suposta influência política.

Advogados de Tatiana e especialistas do Direito, no entanto, apontam um erro nesse entendimento firmado já na audiência de custódia. Na visão de juristas, há pouca ou nenhuma substância na manutenção da privação de liberdade da vereadora. Especialistas se firmam em alguns pontos:

A vereadora está no seu primeiro mandato, foi afastada do núcleo decisório do seu partido, não possui antecedentes criminais, é advogada e possui residência fixa em Teresina — além das prerrogativas de seu mandato, que segue, judicialmente, legítimo.

Gabinete de Luiz André apresenta múltiplas reivindicações para gestão

Gabinete do vereador Luiz André. Foto: Divulgação.

O gabinete do vereador Luiz André (PL) apresentou inúmeras reivindicações à gestão na manhã desta segunda-feira (14). Dentre elas, fechamento de buracos em vias públicas e vazamentos de água, mobilidade urbana e melhorias para o meio ambiente. A interlocução do gabinete com secretarias municipais contou com o intermédio do assessor parlamentar, Silmar Rocha.

A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas