"Serei um dos que vai incentivar", diz Fábio Xavier sobre possível adesão de Ciro ao governo
Declarações sobre como a suposta aliança impactaria a composição eleitoral no Piauí causaram mal-estar entre os políticos da base governista.
O deputado estadual Fábio Xavier (PT) comentou nesta sexta-feira (22) à coluna a possibilidade de Ciro Nogueira (Progressistas) se aliar ao PT e integrar o governo em 2026. Fábio reverenciou o senador da oposição e afirmou que incentivará a aproximação.
“Quem quiser vir para somar, acredito que temos grandes quadros no PP. Destaco com reverência o senador Ciro Nogueira, que sempre foi meu amigo, e essas adversidades da política acontecem. Mas, caso o senador tenha a intenção de participar conosco no crescimento do nosso estado e ajudar ainda mais, mais do que ele já ajuda, será uma satisfação. Eu mesmo serei um dos que vai incentivar isso”, disse.
Mal-estar público
As especulações sobre essa aliança causaram frisson entre os políticos do Piauí. O senador Marcelo Castro (MDB), embora tenha reconhecido que as informações são apenas rumores, confirmou que existem bastidores de negociações, tanto em Brasília quanto em Teresina.
Na mesma entrevista, ele afirmou que, caso isso se concretize, uma orientação “de cima para baixo” colocaria Ciro na chapa do governador Rafael Fonteles. Essa declaração incomodou forças políticas do PSD. Em resposta, o deputado Georgiano Neto afirmou que essa fala exclui alguém — seja ele próprio, seu pai (o presidente estadual do partido, deputado federal Júlio César) ou até o próprio Marcelo.
A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .