Coluna Política em Pauta

Júnior Santos

“Bancada do PT dá menos trabalho ao prefeito do que sua base”, diz Joaquim do Arroz

Vereador também afirmou que Silvio Mendes (União) tentou barra na Câmara a CPI da Águas de Teresina proposta por Petrus Evelyn (PP).

11 de fevereiro de 2025 às 16:57
5 min de leitura

O vereador Joaquim do Arroz (PT) afirmou, em entrevista, que, em sua avaliação, a base de Silvio Mendes (União Brasil) na Câmara Municipal de Teresina dá muito mais trabalho e dores de cabeça ao prefeito do que a bancada do Partido dos Trabalhadores. Joaquim foi o mais votado do seu partido e um dos primeiros a manter diálogo com Silvio.

Joaquim do arroz - Foto: Larisse Lopes/ Lupa1

“Se analisarmos os primeiros passos do parlamento neste início de ano, o bloco do prefeito tem dado muito mais trabalho a ele do que o PT. O PT está mais observador, é uma oposição mais organizada e reflexiva do que o próprio bloco do prefeito. Todos os movimentos feitos até agora partiram do bloco do prefeito”, declarou.

Joaquim também afirmou que o prefeito Silvio Mendes teria supostamente atuado nos bastidores para barrar a CPI da Águas de Teresina, proposta por seu aliado, o vereador Petrus Evelyn (Progressistas). Segundo o petista, o prefeito agiu na Câmara por meio de seu líder, Bruno Vilarinho (PRD), que não teria conseguido impedir o avanço da instauração da comissão.

“O prefeito não queria a CPI da Águas de Teresina, e o Petrus, que é do bloco do prefeito, foi quem a indicou. Então, acredito que, inclusive, o próprio líder do prefeito tentou barrá-la, mas não conseguiu. Era uma orientação da prefeitura. Ele [o prefeito] acha que não é o momento”, afirmou.

O outro lado

Bruno Vilarinho. Foto: Júnior Santos / Lupa1

Citado na entrevista de Joaquim, o líder do prefeito, Bruno Vilarinho, se manifestou em resposta. Ele negou qualquer tentativa de barrar a CPI e fez questão de ressaltar que, pelo contrário, é favorável ao amplo debate sobre o tema.

“Eu nunca trabalhei para barrar a CPI. Inclusive, tenho um bom diálogo com todos os colegas da Casa. Acredito que essa discussão sobre a Águas de Teresina deve mesmo acontecer aqui, porque a população teresinense precisa que essa questão seja resolvida. Há dificuldades enfrentadas pelos cidadãos que precisam ser debatidas”, respondeu.

Sem problemas com Edson Ferreira

O deputado estadual Hélio Isaías (PT) afirmou que não se preocupa com a possibilidade de retorno do ex-deputado Edson Ferreira ao parlamento estadual. Hélio destacou que, dos seis mandatos que exerceu na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), quatro foram ao lado de Edson e que apesar da histórica rivalidade, a coexistência política é possível.

Edson Ferreira e Hélio Isaias, respectivamente. Foto: Reprodução.

“Eu tenho seis mandatos como deputado estadual, e em quatro deles convivi com o deputado Edson Ferreira, um grande amigo e colega que contribuiu muito para nossa região e ajudou bastante o estado. Sempre tive uma boa relação com ele, de respeito. Tivemos divergências de opinião, claro, pois ele sempre esteve de um lado e eu de outro, mas nunca houve qualquer tipo de problema, pelo contrário”, argumentou.

Edson ser candidato em 2026 é fruto de um acordo do senador Marcelo Castro (MDB) com a família Ferreira, que apoiou seu sobrinho Rogério Castro (MDB), na eleição vitoriosa para prefeito de São Raimundo Nonato. Em contrapartida, a família contaria com apoio de Marcelo no retorno de Edson à Alepi. Fontes da região no entanto, avaliam que o entendimento que levou o ex-deputado a deixar a política seguem firmes e que essas convições podem impedir a candidatura. É esperar pra ver...

Dança das cadeiras do PT na Alepi

Dr. Vinicius NascimentoGustavo Almeida/Lupa1

Após uma reunião com o governador Rafael Fonteles (PT), a bancada do Partido dos Trabalhadores tomou algumas decisões sobre a organização no parlamento estadual. O deputado Dr. Vinícius deve continuar como líder do governo na Alepi, mas, para isso, abrirá mão de compor a mesa diretora da Casa como segundo vice-presidente. Para essa posição, os petistas pretendem indicar o deputado de primeiro mandato Rubens Vieira (PT). O líder da bancada petista segue sendo o veterano Hélio Isaías (PT).

A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas