Coluna Política em Pauta

Júnior Santos

Henrique Pires critica Moraes por condenar pessoas que apenas "oraram" no 8 de janeiro

Deputado considerou um erro as sentenças de até 17 anos a manifestantes por estarem "com bíblia na mão".

19 de novembro de 2024 às 16:25
2 min de leitura

O deputado estadual Henrique Pires (MDB) criticou, durante sessão na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. O parlamentar considerou injustas as condenações de até 17 anos de prisão de pessoas que, segundo ele, estavam no episódio de 8 de janeiro apenas "segurando bíblias e orando no espaço público".

Henrique Pires e Alexandre de Moraes. Foto: Reprodução.

"Pau que bate em Chico bate em Francisco. Nós somos contra as condenações de pessoas que estariam no atentado à República no dia 8 de janeiro, recebendo penas de 17 anos, 15 anos de prisão, por simplesmente entrarem com a Bíblia na mão para orar dentro de um espaço público, seja o Planalto ou o Congresso. Não houve nenhum ato de vandalismo ou qualquer outro comportamento criminoso relacionado à Bíblia. Condenar alguém a 17 anos por isso é um erro. Acho que o ministro Alexandre erra, a Justiça erra, o STF erra", afirmou.

Henrique também comentou sobre o suposto plano de membros do Exército para assassinar o presidente da República, o vice-presidente e o ministro Alexandre de Moraes. Segundo o parlamentar, em casos como este, deveria ser considerada uma mudança na Constituição para permitir a prisão perpétua.

"Esses cinco servidores públicos — generais da reserva, policiais federais, tenentes do Exército — estavam envolvidos em um plano para matar o presidente eleito, o vice-presidente e o ministro do STF. Acredito que a Constituição deveria ser alterada, pois existem cláusulas pétreas, e uma delas é a proibição da prisão perpétua. Mas quando você encontra um grupo como esse, uma quadrilha com o intuito de matar não só o presidente Lula, mas também a decisão do povo brasileiro que o elegeu, acho que deveria ser considerada a prisão perpétua", explicou.

A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas